Automobilismo
Equipes estudam em pedir a FIA o aumento de peso mínimo dos carros
— Continua depois da publicidade —
Todo ano tem novas mudanças no regulamento da Fórmula 1, e consequência são os carros que ficam mais pesados. Com isso, muitas equipes estão sofrendo em deixar no limite proposto para esta temporada.
Diversos chefes de equipe estão disposto em pedir para a FIA para aumentar o peso mínimo dos carros. A Alfa Romeo é contra a mudança.
Até 2021, o peso mínimo dos carros era 752kg, e para este ano teve um aumento para 795kg. Esse é o maior aumento de um peso mínimo de um carro da Fórmula 1, mas o assunto está longe de ser encerrado.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Várias reuniões foram feitas entre as equipes durante a pré-temporada, em Barcelona. E existe um consenso que o peso seja aumentado no mínimo entre 5 e 10 quilos.
Nos bastidores, de que teria um acordo para enviar uma solicitação a FIA para que o peso mínimo seja aumentado. A petição seria feita argumentando a redução do teto de gastos e outras normas impostas pela categoria.
Para que a proposta seja entregue a FIA, pelo menos 8 equipes tem que está a favor da mudança. No momento, apenas a Alfa Romeo é contra a mudança já que seu carro estaria ajustado ao limite, então seria possível.
O peso dos carros é um fator muito importante, já que cada grama pode fazer muita diferença no desempenho e comprometer a performance na pista.
A pré-temporada que está sendo realizada em Barcelona, o carro com 10kg a mais equivale aproximadamente 3 segundos por volta. No fim das contas, é um tempo alto em um esporte que milésimos fazem a diferença.