Eurocopa
Espanha pressiona, encerra invencibilidade da Escócia e embola Grupo A
Espanhóis dominaram boa parte do jogo e conquistaram vitória importante para buscar classificação direta; escoceses seguem dependentes de um ponto para garantir vaga
— Continua depois da publicidade —
A Escócia precisava de apenas um ponto para confirmar classificação à Euro 2024. Ficou bem perto de conseguir o objetivo traçado, mas não atingiu a meta. Pelo menos por enquanto. Em jogo disputado no Estádio de La Cartuja, em Sevilla/ESP, a Espanha pressionou, criou diversas chances e venceu por 2 a 0. Álvaro Morata e Oihan Sancet marcaram os gols da vitória hispânica no segundo tempo. A partida, realizada na tarde desta quinta-feira (12), foi válida pela sétima rodada das Eliminatórias.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.
Desde o primeiro minuto, a Espanha partiu para o ataque em busca do gol. E não foi força de expressão. Na primeira descida, Ferran Torres recebeu livre na área e errou o alvo na saída do goleiro Gunn. Com troca de passes quatro vezes superior, os donos da casa trocavam passes e optavam também pelo jogo aéreo quando necessário e levava bastante perigo. Com nove jogadores colocados em duas linhas de intensa marcação, a Escócia impedia quaisquer avanços. A pressão espanhola seguiu intensa. Aos 33 minutos, Oyarzabal tentou completar cruzamento de Gavi, mas foi travado. Mikel Merino pegou a sobra e emendou belo voleio, mas acertou a trave. Aos 40, Morata chegou a balançar as redes depois de Carvajal cruzar, mas o centroavante estava impedido.
No segundo tempo, os mandantes continuaram com o ímpeto ofensivo forte, mas os escoceses saíram um pouco mais da defesa e atacaram. O goleiro Unai Simón passou a ser exigido e os visitantes conseguiram balançar as redes na bola parada. Aos 14 minutos, McTominay cobrou falta da esquerda, a bola bateu na trave e entrou. Porém, a arbitragem de vídeo revisou o lance e viu que Hendry estava impedido e atrapalhou o goleiro Unai Simón na tentativa de fazer a defesa.
Com as modificações, a Espanha soube se reorganizar e, depois de pressionar bastante, conseguiu balançar as redes. Aos 27 minutos, Jesús Navas cruzou da direita e Morata mergulhou para abrir o placar. Os visitantes tentaram empatar, mas Unai Simón interveio com boas defesas. E a vitória hispânica foi confirmada aos 40 minutos, quando Hickey escorregou e Joselu ficou com a sobra. O atacante cruzou ao meio da área e Sancet dividiu com o marcador adversário para marcar o segundo.
Com o resultado, os espanhóis permanecem na segunda colocação do Grupo A, com 12 pontos, enquanto os escoceses perdem a invencibilidade, mas seguem na liderança da chave, com 15 pontos, dependentes de apenas um empate para se classificar. Na próxima rodada, a Espanha terá confronto direto pela classificação contra a Noruega às 15h45 do domingo (15), no Estádio Ullevaal, em Oslo/NOR. A Escócia folga e vai disputar amistoso contra a França no Estádio Pierre Mauroy, em Villeneuve d’Ascq, região metropolitana de Lille/FRA, às 16h da terça-feira (17).