Futebol Internacional
Espanha vira sobre a Geórgia nos acréscimos e evita novo tropeço nas eliminatórias
— Continua depois da publicidade —
A Espanha evitou um novo tropeço e garantiu sua primeira vitória nas Eliminatórias da Copa do Mundo diante da Geórgia em mais um jogo complicado.
A Espanha viveu o mesmo drama da estreia no primeiro tempo contra a Geórgia. A equipe dominou a posse com 81%, mas encontrou novamente dificuldades na criação, acabou finalizando menos (3-4) que os adversários e concedeu um gol nos últimos minutos, na finalização de Kvaratskhelia.
Na segunda etapa, as alterações diversas de Luis Enrique foram bem sucedidas e a seleção espanhola rapidamente empatou com Ferrán Torres. A Geórgia ameaçou uma reação, mas cada vez mais resolveu ficar mais compacta para tentar sair com o empate. Porém, o time georgiano foi surpreendido pelo chute de Daniel Olmo nos acréscimos, evitando outro tropeço da Espanha.
Com a vitória, a Espanha assume a liderança provisória com 4 pontos do Grupo B, precisando contar com um tropeço da Suécia para manter a posição. A Geórgia segue zerada com duas derrotas.
Pela terceira rodada, a Geórgia enfrentará a Grécia fora de casa, enquanto a Espanha receberá a seleção de Kosovo. Os jogos serão realizados na próxima quarta-feira, a partir das 15h45, pelo horário de Brasília.
1º TEMPO
A Espanha foi dominante na posse de bola e nas finalizações contra a Grécia, mas esbarrou em problemas técnicos nas conclusões e acabou desperdiçando a chance de vencer em casa. No duelo contra a Geórgia, os espanhóis novamente jogaram com domínio da bola e a responsabilidade de articular jogadas.
Contudo, a seleção georgiana estava disposta a dar mais trabalho através da estratégia de Willy Sagnol. Quando a bola estava no campo de defesa, a marcação era compacta. Quando a bola estava no ataque, a Geórgia subia as linhas com marcação por zona. Nos momentos iniciais, a estratégia deu certo, com desarmes recorrentes e saídas pelos lados em velocidade, principalmente nas arrancadas de Kvaratskhelia.
O primeiro grande momento da Espanha no jogo foi aos 11 minutos. Pedri tentou dominar a bola dentro da área e acabou sendo desequilibrado, mas Torres aproveitou a sobra e exigiu boa defesa do goleiro Loria que espalmou para escanteio. Aos 22, Alba e Gil se conectam bem na lateral esquerda e o zagueiro faz um cruzamento perigoso para a área, mas Torres não conseguiu alcançar.
Na reta final da primeira etapa, a Espanha passou a controlar ainda mais a posse, mas encontrava muita dificuldade na criação no último terço do campo e acabou vendo Morata, Porro e Alba desperdiçarem chances. Luis Enrique já demonstrava impaciência no banco de reservas, mas a situação ficaria ainda pior aos 43 minutos.
Em jogada de contra-ataque, Kiteishvili percorreu o campo para acionar Kvaratskhelia com bastante espaço na grande área para concluir no canto do goleiro Simón para abrir o placar antes do intervalo, levando à euforia os mais de 10 mil torcedores presentes na Dinamo Arena.
2º TEMPO
Para a segunda etapa, a Espanha voltou com duas alterações importantes para deixar a equipe mais ofensiva: as entradas de Daniel Olmo, Thiago Alcântara e Íñigo Martínez nos lugares de Bryan Gil, Fabían Ruiz e Llorente. Enquanto isso, a equipe georgiana resolveu adotar marcação compacta em todos os momentos, tentando segurar o placar construído no primeiro tempo.
Com a nova formação, o time espanhol precisou de apenas 11 minutos para conseguir empatar o confronto. Em jogada construída na esquerda, Alba fez o cruzamento na área e Morata deu um tapa de letra para Ferran Torres alcançar e concluir sem goleiro, deixando o confronto novamente equilibrado.
O restante da segunda etapa foi dominado pela Espanha, diante de uma Georgia buscando repetir a estratégia do primeiro tempo com as saídas em velocidade pelos lados, ao mesmo tempo que adotava maior cautela. Apesar de ainda encontrar dificuldades, as chances ficavam cada vez mais perigosas para a favor do time espanhol.
Aos 30 minutos da segunda etapa, Pedri entrou para Alba na esquerda e acertou o cruzamento buscando Morata pelo meio, mas Loria fez o corte no momento exato. Logo em seguida, Alba cortou pela esquerda e passa a bola para Olmo, girando para chutar rasteiro em bola que pasosu perto da trave.
Pedri era o responsável pelos cruzamentos dentro da área no momento em que a Geórgia se fechou ainda mais nos minutos finais para segurar o empate, além de demonstrar nervosismo com passes errados. A estratégia foi bem sucedida até aos 45 minutos do segundo tempo, quando a Espanha finalmente virou o jogo em chute de longa distância.
Daniel Olmo percebeu a marcação compacta e resolveu arriscar de longa. O goleiro Loria foi surpreendido, e acabou espalmando para dentro do gol, em lance que garantiu a vitória para os espanhóis com mais uma assistência de Jordi Alba. Antes do apito final, Shengelia deum uma entrada feia em Pedri e acabou sendo expulso direto no último lance do jogo.
FICHA TÉCNICA Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022 – 2ª Rodada (Grupo B)
Geórgia 1-2 Espanha
Data: 28/03/2021, 13:00
Estádio: Boris Paichadze Dinamo Arena
Árbitro: Radu Marian Petrescu (Romênia)
Gols: 1T 43′ Kvaratskhelia (Geórgia); 2T 11′ Ferrán Torres (Espanha); 2T 47′ Daniel Olmo (Espanha)
Cartão Vermelho: 2T 49′ Shengelia (Geórgia)
Substituições – Geórgia: Kvilitaia (Zivzivadze); Shengelia (Lobzhanidze); Beridze (Kiteishvili); Kvekveskiri (K. Kvaratskhelia); Chabradze (Kakabadze)
Substituições – Espanha:: Daniel Olmo (Bryan Gil); Íñigo Martínez (Diego Llorente); Thiago Alcântara (Fabián Ruiz); Marcos Llorente (Pedro Porro); Mikel Oyarzabal (Sergio Busquets)
Geórgia (4-2-3-1): Giorgi Lloria; Kakabadze, Kashia, Dvali, Giorbelidze; Kankava, Gvilla; Lobjanidze, Kiteishvili, Kvaratskhelia; Zivzivadze. Técnico: Willy Sagnol
Espanha (4-1-4-1): Unai Simón; Pedro Porro, Eric García, Diego Llorente, Jordi Alba; Sergio Busuqets; Ferrán Torres, Fabián Ruiz, Pedri, Bryan Gil; Álvaro Morata. Técnico: Luis Enrique
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.