Estádio 974 não será mais utilizado na Copa e terá destino ‘diferente’; veja
— Continua depois da publicidade —
Um dos principais pontos turísticos deste Mundial no Qatar, o estádio 974, virou um tópico chamativo pela sua história e construção. Feito por contêineres – ao todo 974 –, ele não sediará mais partidas nesta Copa do Mundo e posteriormente será desmontado.
O estádio será o primeiro da história dos Mundiais a ser desmontado e voltará a ser reconstruído em outro local. O provável destino é o Uruguai, para a construção de um novo estádio para a Copa do Mundo de 2030, que poderá ser sediada no país sul-americano. Outro possível destino é o continente africano.
O Qatar irá usar o 974 como um case de sustentabilidade nos estádios para o mundo inteiro. Os assentos e outros componentes tem a previsão de serem reutilizados em parques locais e outros empreendimentos de outros países.
O 974 chamou a atenção do mundo pelo diferente design e por ser desmontável. O nome vai além do número dos contêineres utilizados em sua construção. Ele também é o código internacional telefônico do Qatar.
Dos oitos estádios que estão sendo utilizados na Copa, o 974 é o único que será reutilizado em outro local. O Qatar também desmontará o estádio Lusail – que sediará a final do Mundial. O restante terá a sua capacidade diminuída e reformulada para o pequeno público que ainda acompanha futebol no país.