Futebol Internacional

Estádios da Itália terão 75% da capacidade a partir de 27 de fevereiro

Publicado em

Foto: Marco Luzzani/Getty Images
— Continua depois da publicidade —

A reabertura de uma maior capacidade dos estádios na Itália foi acelerada, nesta quinta-feira (10), após nota conjunta do Ministro da Saúde, Roberto Speranza, e da Subsecretária de Esporte do país, Valentina Vezzali. O governo já vinha trabalhando num aumento da capacidade permitida nos estádios e inicialmente isso será feito de maneira gradual até a autorização da capacidade máxima. Neste momento, por conta da redução do número de casos de Covid-19, o público poderá ser de 75% da capacidade total do estádio.

A medida aprovada pelos órgãos responsáveis na Itália deverá entrar em vigor a partir do dia 27 de fevereiro. Esse novo decreto passa a valer sobre o anterior, divulgado em 24 de dezembro e que reduzia a capacidade para 50%. No período, a tentativa era conter o avanço da variante ômicron, que fez aumentar o número de casos de Covid-19 de maneira considerável no país

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Publicidade

Embora a data prevista para a autorização do aumento da capacidade seja 27 de fevereiro, alguns clubes podem tentar antecipar esse prazo visando competições continentais. Esses são os casos de Napoli e Lazio, que jogam pelos playoffs da Liga Europa. As duas equipes serão mandantes no dia 24 de fevereiro (três dias antes da autorização oficial) nos confrontos contra Barcelona e Porto, respectivamente.

A possibilidade de antecipação não foi excluída e vai depender da velocidade da Câmara em fazer o projeto entrar em vigor. As questões que envolvem a taxa de contágio, bem como número de casos de Covid-19 serão levadas em consideração antes de uma possível antecipação. A Itália vem apresentando uma redução dos casos positivos desde o último dia 21 de janeiro.

A ideia final é que os estádios italianos possam ter novamente 100% de sua capacidade ainda para a atual temporada europeia. Alguns partidos políticos do país chegaram a tentar uma autorização direta da capacidade total, mas a iniciativa não foi adiante. Embora as saída para amenizar as medidas anti-Covid estejam em curso, o Ministério da Saúde da Itália tem sempre em mente a avaliação da curva de contágio..

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile