Mais Esportes

Estrangeiros se impressionam com nível do MTB brasileiro

Publicado em

Flávio Perez/On Board Sports
— Continua depois da publicidade —

Ciclistas de 25 países testaram pela primeira vez a pista da Copa do Mundo de XCE – Cross Country Eliminator no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP). Os melhores da modalidade, que é apontada como o futuro do mountain bike em centros urbanos, se enfrentam durante o Shimano Fest a partir de 11h deste domingo (18), em provas curtas e eliminatórias.

Nos primeiros treinos na pista organizada pela Avelar Sports, os ciclistas apontaram que o percurso é técnico e com características brasileiras.

Para alguns, como o campeão europeu Ede Molnár, da Romênia, trata-se de uma oportunidade de competir em alto nível contra os melhores do mundo, inclusive os brasileiros.

Publicidade

“Gostei bastante da estrutura do evento. Vi um pouco da pista e deve ser uma prova bastante desafiadora. Nunca imaginei que o Brasil tivesse tanto interesse pelo ciclismo. Me impressionou ver tantas marcas e gente pedalando”.

A alemã Marion Fromberger disse que a pista vai exigir bastante dos competidores da Copa Mundo. “As ciclistas de fora e as brasileiras são muito boas, e prevejo que a prova seja emocionante pelas características de ser rápida e dinâmica”.

Conterrâneo de Marion, Simon Gegeheimer vem para a Copa do Mundo com mais conhecimento sobre o Brasil. Amigo do brasileiro Luiz Henrique Cocuzzi e com pelo menos sete eventos disputados aqui, o alemão já está acostumado com as características do MTB local.

“Nós estamos em um bom nível de motivação e os brasileiros também por correrem em casa. Mas estou com fome de vitórias”.

Quem participou da coletiva de imprensa internacional foi a holandesa Didi de Vries. A atleta também destacou os elementos naturais do Memorial da América Latina que fazem da etapa uma das mais especiais do circuito.

“A modalidade tem crescido muito, pois é bastante urbana e ideal para os fãs acompanharem”.

A prova

A etapa paulista da Copa do Mundo de XCE conta com um circuito entre 450m e 500m, com quatro a seis obstáculos, naturais ou artificiais. Todos os atletas fazem uma etapa de contrarrelógio de uma volta.

As oitavas de final têm início com os 16 melhores tempos da categoria feminina e os 32 da masculina. Cada bateria é disputada por quatro atletas correndo duas voltas no circuito (1.000m).

Os dois ciclistas mais rápidos avançam para as quartas de final, e os dois piores colocados deixam a disputa pelo título. Quem passar vai à semifinal. Os perdedores da semifinal encaram a Small Final, entre 4º e 8º, e os ganhadores fazem a corrida pela taça.

O Mundial de XCE

O XCE (Cross-Country Eliminator) é uma modalidade do Mountain Bike que vem crescendo no cenário nacional e internacional. Na modalidade, os ciclistas competem em curvas sinuosas, com obstáculos, e precisam eliminar um ao outro, até sobrar o vencedor. 

A primeira etapa do Mundial de XCE foi realizada no dia 20 de abril, em Paris, capital da França, e cidade que sediou os Jogos Olímpicos de 2024. Depois, a Copa do Mundo de XCE foi para Barcelona, na Espanha, e Palangkaraya, na Indonésia, e Sakarya, na Turquia, nos dias 26 de abril, 19 de maio e 26 de maio, respectivamente. Antes de São Paulo, o circuito passou ainda por Leuven, na Bélgica, em 02 de junho. 

Após a etapa de São Paulo, a Copa do Mundo de XCE passará por Bengaluru, na Índia, e Riyadh, na Árabia Saudita. Estas serão realizadas nos dias 29 de setembro e 3 de novembro, respectivamente. 

Após a etapa de São Paulo, a Copa do Mundo de XCE passará por Bengaluru, na Índia, e Riyadh, na Arábia Saudita. Estas serão realizadas nos dias 29 de setembro e 3 de novembro, respectivamente. 

Grandes nomes do mountain bike

A etapa de São Paulo da Copa do Mundo de XCE contará com grandes nomes do mountain bike nacional e internacional. O Brasil será representado por atletas como Ana Laura Moraes e Luiz Henrique Cocuzzi, campeões brasileiros de XCE no início deste mês de agosto. 

Renato Rezende e Iara Caetano, campeões brasileiros de XCE  no ano passado, também estão confirmados. José Gabriel Marques e e Raiza Goulão, também estão confirmados. Ela representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Além dos brasileiros, a etapa de São Paulo da Copa do Mundo de XCE contará com o brilho de diversos ciclistas de renome internacional. Destaque para o francês Titouan Perrin-Ganier, hexacampeão mundial de XCE, e a italiana Gaia Tormena, pentacampeã mundial da categoria.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile