Saúde
Ex-jogador do Criciúma, Osvaldo Neto assume papel importante no trabalho de nutrição de atletas famosos
— Continua depois da publicidade —
Por muitos anos, Osvaldo Neto entrou em campo e nas quadras na busca de um sonho, comum entre brasileiros: ser jogador. Teve bons desempenhos no futebol e no futsal, mas uma segunda paixão acabou dominando sua vida: a nutrição. Por ser apaixonado por esporte, uniu os dois, estudou por anos e vem colhendo as recompensas. O agora ex-atleta Osvaldo Neto virou doutor, é pós-graduado em nutrição esportiva e assumiu papel importante no trabalho dos bastidores de famosos atletas.
O Esporte News Mundo conversou com Osvaldo Neto. Natural de Santa Catarina, há mais de 10 anos ele se dedica diariamente a ajudar pessoas do Brasil e do mundo a conseguirem seus objetivos. Desde quando carregou uma tocha olímpica em um torneio de futsal que disputou no passado, além de ter passagem pelo Criciúma, o ex-atleta sabe da importância de ter uma vida saudável.
A qualidade do trabalho fez com que o nutricionista ganhasse notoriedade. Nomes como o nadador César Cielo, o ex-lutador de UFC Wanderlei Silva, o fisiculturista Fernando Sardinha, o ex-jogador Schwenck, que passou por clubes como Cruzeiro e Botafogo, e o ex-Palmeiras Titi são alguns dos atletas que têm a ajuda de Osvaldo Neto nos trabalhos nos bastidores com as atividades físicas e nutrição.
– A minha experiência como atleta certamente ajudou nessa transição para o trabalho nos bastidores do esporte, ao lado de atletas de todas as modalidades que buscam melhorar a rotina alimentar, as condições físicas e estarem 100% sempre aptos para a prática esportiva. Minha especialização em nutrição do esporte contribuiu para todo o fortalecimento deste trabalho – destacou Osvaldo Neto.
O primeiro time profissional de Osvaldo Neto foi com apenas 9 anos, no Atlético Alto Vale do Rio do Sul, e depois foi vendido para o time de base do São Caetano, em São Paulo. Por lá, permaneceu no futsal e atletismo ao mesmo tempo. Foi terceiro lugar nos Jogos Abertos em sua volta para Santa Catarina nos 400 metros rasos e de lá ingressou no Brasil de Pelotas também tendo passagem pelo Jaraguá e Brusque.
Seu nível profissional só foi testado mesmo quando passou uma temporada na Europa, atuando pelos times Metallurg Donetsk, da Ucrânia, Feyenoord Rotterdam, da Holanda, e encerrando sua carreira no Alkmaar, também na Holanda. Ao voltar ao Brasil, decidiu ingressar na faculdade com 18 anos. Ele ainda recebeu um convite do time Tigres, do México, mas sua paixão nutrição falou mais alto e aos 21 se formou e logo em seguida o mestrado tendo quatro especializações, pós-graduações e atualmente sendo doutor em farmacológica.
Osvaldo Neto, hoje em dia, além do atendimento a atletas famosos, também atende presencialmente e virtualmente todos os homens e mulheres que buscam uma vida mais saudável, além de por meio de seu Instagram responder diariamente a perguntas de seus seguidores sobre nutrição e atividades físicas. O nutricionista é autor também dos livros “Fecha a boca e treina” e “Guia de emagrecimento avançado”.