Outro lado

Ex-goleiro Chilavert concorre e perde eleições no Paraguai; entenda

Publicado em

Shaun Botterill/Getty Images
— Continua depois da publicidade —

No último domingo (30), ocorreram as eleições para a Presidência do Paraguai. O vencedor foi Santiago Peña, do Partido Colorado. Outro nome que concorreu, no entanto, chama atenção por sua ligação com o esporte. O goleiro José Luís Chilavert, ídolo do país e já tendo disputado até Copa do Mundo, tentou se eleger, mas acabou derrotado.

Após a apuração dos votos, Chilavert descobriu que sequer conseguiu alcançar a marca de 1% dos votos. Apesar de nas pesquisas aparecer com 1,2% das intenções, por conta de sua idolatria, o goleiro acabou agradando apenas 0,7% dos eleitores do país, que optaram por eleger Santiago Peña como novo presidente.

Ídolo do país dentro das quatro linhas, Chilavert tentou apostar na mudança como lema de campanha. Concorrendo pelo Partido da Juventude ele repetiu seguidamente para os eleitores “não temerem a mudança”. Além disso, ainda usou a pauta da luta contra a corrupção para afirmar estar buscando um país “livre, justo e soberano”. Tudo isso, no entanto, não foi o suficiente para angariar votos.

Publicidade

Para saber tudo sobre o Outro Lado, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Dentro das quatro linhas, Chilavert ficou muito marcado por ser um goleiro diferente dos outros. Assim como Rogério Ceni, ele costumava cobrar pênaltis e faltas com precisão. Pelo Paraguai, virou ídolo ao comandar uma das melhores gerações do país até as oitavas de final da Copa do Mundo da França, em 1998. O país mandante, inclusive, foi justamente o algoz do time sul-americano, ao vencer por 1 a 0.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile