Coritiba

Ex-lateral do Coritiba é convocado pela Seleção Brasileira pela primeira vez

Publicado em

Foto: Divulgação/Coritiba
— Continua depois da publicidade —

Nesta última sexta-feira (6), a CBF anunciou uma mudança na sua lista de convocação e o substituto anunciado foi o lateral Yan Couto, ex-Coritiba. O jovem defensor foi vendido ainda muito jovem do Coxa e hoje tem se destacado no futebol europeu pelo Girona, da Espanha.

+ Dupla do Coritiba está convocada para defender suas seleções na data FIFA

Atualmente, Yan defende o Girona, clube espanhol que está em ascensão no futebol europeu e hoje é o vice-colocado do Campeonato Espanhol. Nos últimos dois anos pela equipe espanhola, o lateral somou 33 jogos, dois gols marcados e três assistências anotadas. Antes dessa passagem atual pelo Girona, Yan havia sido emprestado do Manchester City para o clube espanhol na temporada 20/21, nesta passagem foram 30 jogos, dois gols marcados e cinco assistências anotadas.

Publicidade

CORITIBA E SELEÇÃO

Antes de se destacar no futebol europeu, Yan Couto voou nas categorias de base do Coxa e também pela seleção de base do Brasil. Em 2019, o lateral fez parte do título da Copa do Mundo sub-17 e foi peça crucial na campanha, na semifinal e final Yan anotou duas assistências nas vitórias emocionantes contra França e México.

Após esse brilho pela Seleção e já ter se destacado na base do Coritiba, Yan foi vendido por 6 milhões de euros, algo na casa de R$ 30 milhões, para o Manchester City. O Coxa ainda pode embolsar mais seis milhões de euros com bônus, sendo um deles convocações para a Seleção. Além do clube inglês, o Barcelona por muito pouco não contratou o jovem e o Bayern de Munique também mostrou interesse.

Na temporada de 2020, Yan Couto estreou pelo Coritiba no empate por 1 a 1 contra o Toledo, após este jogo o jovem se despediu do clube e remou para a Europa.

EUROPA

Na Europa, Yan Couto ainda não estreou pelo Manchester City, o mais próximo de realizar seu primeiro jogo pelo clube inglês foi no duelo da Community Shield, contra o Leicester, onde ele ficou no banco.

Em ação, Yan defendeu o Girona por três temporadas, sendo as últimas duas em sequência, e o Braga na temporada 21/22. Apesar de ir bem em todas essas temporadas no futebol português e espanhol, o lateral segue emprestados nesses clubes e ainda vive a expectativa de estrear pelo clube inglês que o comprou em 2020.

Para saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Nas redes sociais, Yan Couto foi homenageado pelo Coritiba e o próprio atleta fez um post em agradecimento ao seu clube do coração e outros times que o ajudaram a chegar a sua primeira convocação.

– Sonho de criança realizado! Agradecer a Jesus por ser tão maravilhoso na minha vida, aos meus pais por sempre estarem do meu lado, ao @coritiba @mancity @gironafc @sportingclubedebraga por toda aprendizagem. Muito feliz e honrado por essa oportunidade. Pátria amada BRASIL🇧🇷💛💚 – afirmou em uma rede social.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile