Flamengo

Exclusivo ENM: Mateusão fala sobre expectativa pelo primeiro gol como profissional e nova temporada pelo Flamengo

Publicado em

Foto: Paula Reis | Flamengo
— Continua depois da publicidade —

Nascido em 23 de abril de 2004, Mateus Dias Lima, o Mateusão, de 18 anos, é uma das grandes promessas do Flamengo. Chegou ao clube da Gávea em 2019, após se destacar nas categorias de base do América-MG e pela Seleção Brasileira Sub-15.  Artilheiro nas categorias de base do Rubro-Negro, estreou na equipe profissional em 2021, aos 16 anos, quando entrou aos 76 minutos na vitória por 1 a 0 sobre o Nova Iguaçu, pelo Estadual. No mesmo ano e competição, foi utilizado no final do empate em 2 a 2 com a Portuguesa.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Em 2022, o jovem centroavante começou a frequentar mais a categoria profissional e ser relacionado para as partidas. Com isso, teve nove oportunidades ao longo daquele ano, sendo uma no Carioca e oito no Brasileirão. Foi titular duas vezes e contribuiu saindo do banco em outras sete. Ao todo, somou 247 minutos em campo. Em entrevista exclusiva ao Esporte News Mundo, Mateusão avaliou seu aproveitamento na época passada e enumerou quais são suas metas para 2023.

Publicidade

– Em 2022 tive mais oportunidades e, para mim, estar entre os profissionais foi muito importante para o meu amadurecimento. Foi um período de adaptação. Agora é trabalhar o máximo para poder desempenhar o meu melhor nesta temporada.

Mateusão teve oportunidades em um ano especial para o Flamengo. Em 2022, a equipe conquistou o tetra da Copa do Brasil e o tri da Libertadores da América. O jovem pontuou as lições que tirou da vencedora temporada.

– Nosso grupo é muito forte, muito trabalhador e muito unido dentro de campo. Acho que essa é a lição de 2022 e o caminho é esse, trabalho, dedicação e união e os grandes resultados virão consequentemente.

Pela equipe sub-20, em 2022, Mateusão provou seu faro de gol e balançou as redes 22 vezes em 33 jogos, sendo o artilheiro da categoria. No entanto, o jovem ainda não anotou nenhum tento pelo profissional. O jogador admitiu uma certa ansiedade, mas garantiu, agora mais adaptado, que está preparado para estufar as redes pelo time principal.

Verdade. Eu saí do sub-20 como artilheiro, marcando gol em praticamente todos os jogos, e quando você chega no profissional bate a ansiedade para querer fazer o primeiro gol o mais rápido possível, e isso acaba atrapalhando um pouco. Creio que agora, já adaptado, as coisas irão acontecer naturalmente e estou preparado para fazer o meu primeiro gol pelo Flamengo.

Para a temporada 2023, o Flamengo terá um novo técnico. Sai Dorival Júnior e entra Vítor Pereira. Mateusão comentou as expectativas para trabalhar com o novo treinador e o que deu para saber sobre o comandante português nesses poucos dias de trabalho até aqui.

– As expectativas são as melhores possíveis. Já tínhamos boas referências pelo seu trabalho anterior e sua qualidade. Nas primeiras semanas, já deu para confirmar essa qualidade e, agora, espero trabalhar forte para conseguir espaço com o professor.

Nos profissionais, Mateusão tem a oportunidade de trabalhar com Gabigol e Pedro, especialistas na posição de centroavante. O atleta falou como a dupla o ajuda no seu crescimento como jogador.

– É uma experiência única. Um privilégio, na verdade. Ter dois grandes jogadores da minha posição no clube e que eu me espelho bastante. Eles estão sempre me dando conselho, me corrigem quando precisa, ou quando observam que posso fazer algo diferente. Então, isso é muito importante, sem dúvida. Eu aprendo a cada dia com eles no dia a dia.

+ Flamengo encaminha venda de Hugo Souza ao Vissel Kobe, do Japão

+ Ubaldo Fillol dá boas vindas a Agustín Rossi, mas alerta: ‘o desafio é enorme porque é o Flamengo’

É provável que Mateusão ganhe mais chances em 2023 pro conta da extensa temporada. Neste ano, o Flamengo disputará sete competições: Estadual, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Mundial de Clubes, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. O jovem centroavante contou como tem se preparado mentalmente para aguentar a pressão neste início de carreira.

– Como falei, 2022 foi um ano de muito aprendizado para mim. Posso garantir que eu estou me preparando, trabalhando forte a cada dia nesta pré-temporada, não só tecnicamente, mas física e mentalmente, para chegar bem e dar o meu melhor nesta temporada.

A tendência é que Mateusão seja titular no primeiro compromisso do Flamengo em 2023. O Rubro-Negro encara o Audax nesta quinta-feira (12), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, em jogo válido pela quinta rodada do Carioca. A partida foi antecipada por causa da participação da equipe da Gávea no Mundial de Clubes. Sob o comando de Mario Jorge, o Rubro-Negro vai a campo com o time sub-20 e outros atletas formados no Ninho do Urubu. Os titulares e reservas imediatos devem entrar gradativamente a partir da segunda jornada do Estadual.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile