Campeonato Paulista
Exclusivo: João Dória vai anunciar paralisação do Campeonato Paulista; saiba detalhes
— Continua depois da publicidade —
João Dória (PSDB), governador de São Paulo, vai anunciar nesta quarta-feira, por volta das 13h, a paralisação do Campeonato Paulista por tempo indeterminado.
Segundo fontes consultadas pela reportagem do Esporte News Mundo, o tucano não enxerga outra saída para conter o avanço da pandemia se não for a pausa do torneio regional e em todas as três divisões, já em pleno andamento desde o início de março.
Dória se reuniu nesta quarta-feira pela manhã, na capital, com Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), e com o Ministério Público Estadual para ouvir todos os lados das respectivas versões.
Com recordes diários de mortes, superlotação dos leitos em UTI, milhares de casos confirmados diariamente pela Covid-19 e forte pressão do Ministério Público (MP-SP), o político vai confirmar a transferência do endurecimento das medidas restritivas ao futebol e até cogita a criação da ‘fase roxa’, uma etapa ainda mais dura em comparação com a vermelha.
O Centro de Contingenciamento, inclusive, já trabalha nos bastidores para definir as novas regras e viabilizar o surgimento de uma nova etapa no Plano São Paulo com objetivo de ampliar a quarentena e o distanciamento social.
Vale ressaltar que a fase vermelha está em vigor, em todas as regiões do estado, até 19 de março, sexta-feira da próxima semana – ainda não há, porém, uma posição oficial se a data vai ser postergada.
FUTEBOL
A FPF, por sua vez, mostrou-se contrária à interrupção dos torneios com base em ‘critérios científicos’, apoiada por uma onda de protestos de jogadores profissionais em publicações nas redes sociais, e aposta nesse argumento para tentar reverter a situação e manter as partidas sem alterações.
Apesar de surto da Covid em alguns elencos, a intenção é comprovar de que o protocolo criado na temporada passada é seguro, haja vista nenhum atleta ter tido sérias complicações nos últimos meses – também não há registro de falecimentos.
“A Federação Paulista de Futebol informa que reuniu-se na manhã desta quarta-feira (10) com representantes do Ministério Público Estadual e do Governo do Estado para discutir a manutenção de suas competições profissionais e segue à disposição do poder público para esclarecimentos”, diz a FPF, em nota divulgada pela assessoria de imprensa às 11h17.
Essa deve ser a segunda paralisação do futebol em menos de um ano. De 16 de março de 2020 para cá, quando o Estadual foi interrompido após o dérbi campineiro entre Guarani e Ponte Preta, a bola não rolou oficialmente em São Paulo por mais de quatro meses – a retomada só aconteceu em 22 de julho, com encerramento em agosto após título do Palmeiras.
CONTRAMÃO
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quarta-feira pela manhã, durante transmissão ao vivo por meio do canal no Youtube, um relatório a respeito da efetividade do protocolo em combate ao novo coronavírus.
A entidade máxima do futebol local, um dia depois do início da Copa do Brasil, saiu em defesa da sequência dos campeonatos mesmo com o ápice de pandemia no país.
NÚMEROS
O Brasil vive, no comparativo com os últimos 11 meses, o pior momento da doença. Na terça-feira, por exemplo, foram registradas 1.954 mortes, totalizando 268.568 vidas perdidas, sendo 13.550 apenas em nove dias do mês de março.
Em São Paulo, desde o início do caos na saúde, são mais de 62 mil óbitos em decorrência do vírus, mais de 2 milhões de infectados – recuperados ou em recuperação – e mais de 80% dos leitos ocupados em todas as DRS.