Goiás
Expectativas para 2023: o que esperar do Goiás?
— Continua depois da publicidade —
A temporada de 2022 foi marcada por altos e baixos. Após o acesso para a Série A em 2021, o objetivo a princípio era apenas a permanência para iniciar uma consolidação na elite do futebol brasileiro. O início do ano, no entanto, preocupou os torcedores. O Esmeraldino ficou com o vice-campeonato no Estadual após perder os dois jogos para o rival Atlético-GO. Já na Copa do Brasil, a história se repetiu: eliminado pelo Dragão, dessa vez nas oitavas de final. Após algumas mudanças no elenco e a adaptação ao esquema tático de Jair Ventura, contratado em abril, o time demonstrou evolução, conseguindo alcançar algo ainda maior que seu principal objetivo no ano: além da permanência, veio uma vaga na Copa Sul-Americana.
O Goiás terá cinco competições a serem disputadas em 2023: Estadual, Copa do Brasil, Brasileirão, Sul-Americana e Copa Verde. Nesta última, será utilizada uma equipe alternativa.
Voltar a vencer o Campeonato Goiano está em pauta no clube, que não o conquista desde 2018. No entanto, o maior foco da temporada está no Campeonato Brasileiro e na Sul-Americana. O Esmeraldino tentará repetir o feito de 2010, quando foi finalista da competição internacional, a melhor campanha de um clube de fora do eixo Sul-Sudeste na história. As expectativas para a Série A ainda são uma incógnita. O elenco passou por muitas mudanças desde o fim da última temporada, com a saída de muitos titulares, chegada de reforços e troca de treinador.
Jair Ventura não renovou, e para seu lugar foi contratado Guto Ferreira. Até o momento, deixaram o clube a dupla de zaga Reynaldo e Caetano, os laterais Sávio, Danilo Barcelos e Douglas Silva, os volantes Auremir, Matheus Sales, Caio Vinícius e Henrique Lordelo, os meias Marco Antônio e Luan Dias e também os atacantes Renato Júnior, Dadá Belmonte e o vice-artilheiro do último Brasileirão, Pedro Raul. Se 14 saíram do clube, o Goiás também já confirmou a contratação de outros 12 reforços: os zagueiros Edu e Eduardo Thuram, o laterais-esquerdos Sander e Bruno Melo, os volantes Willian, Zé Ricardo e Felipe, o meia Carlos Maia e os atacantes Fernandinho, Alesson, Diego Gonçalves e Philippe Costa. Com tantas mudanças, resta esperar para saber como o time renderá em campo.
A estreia do Verdão na temporada será no dia 11 de janeiro, quando enfrenta a Aparecidense na Serrinha pela primeira rodada do Campeonato Goiano.