Automobilismo
F1: FIA multa organizadores do GP dos Estados Unidos em 500 mil euros
Cerca de 200 espectadores invadiram a pista antes que todos os carros retornassem aos boxes.
— Continua depois da publicidade —
Bastou Charles Leclerc, da Ferrari, receber a bandeirada com a vitória no GP dos Estados Unidos, no Circuito das Américas, para cerca de 200 pessoas começarem uma invasão da pista. Isso levou a FIA a multar os organizadores em 500 mil euros (aproximadamente R$ 3 milhões).
Desse valor, 350 mil euros (mais de R$ 2 milhões) estão suspensos até 31 de dezembro de 2026, desde que não ocorram novas infrações em eventos futuros supervisionados pela FIA no circuito texano. A suspensão parcial da multa foi aplicada porque essa foi a primeira vez que o protocolo de segurança foi desrespeitado no Circuito das Américas.
A FIA estimou que cerca de 200 pessoas acessaram a pista de forma antecipada na reta principal, ultrapassando uma cerca de dois metros, uma barreira e, por fim, o muro de segurança.
Essas invasões são consideradas uma violação grave dos protocolos de segurança da FIA, o que levou os representantes da US Race Management e do Circuito das Américas (COTA) a comparecerem diante dos comissários para se explicarem. Após a reunião, os comissários concluíram que o evento violou o Código Esportivo Internacional da FIA ao “não tomar medidas razoáveis para evitar uma situação de perigo”.