Futebol Internacional

Fator Bruno Fernandes: como o português deu vida a um desacreditado Manchester United

Publicado em

Foto: Twitter/Divulgação
— Continua depois da publicidade —

A data era 22 de janeiro de 2020. Pela 24ª rodada da Premier League, o Manchester United era derrotado por 2 a 0 pelo Burnley, em pleno Old Trafford. Era a segunda derrota seguida e a mais uma atuação decepcionante da equipe. A torcida se revoltava contra a diretoria e o técnico Ole-Gunnar Solskjaer sofria críticas da imprensa, que declarava: era o “pior Manchester United dos últimos 30 anos”.

Hoje, pouco mais de cinco meses depois, a situação é bem diferente. Os Diabos Vermelhos não perderam mais nenhum jogo na Premier League, estão nas semifinais da FA Cup, têm vaga bem encaminhada para as quartas de final da Liga Europa e, acima de tudo, voltaram a apresentar um bom futebol. Antes improvável, a vaga na próxima Liga dos Campeões agora é um objetivo real – e próximo – para o clube 20 vezes campeão inglês.

E o responsável por essa mudança radical tem nome e sobrenome: Bruno Fernandes. Em 29 de janeiro – uma semana após a derrota para o Burnley -, o Manchester United desembolsou € 55 milhões para tirar o meia português do Sporting. O atleta de 25 anos era um sonho antigo da diretoria e, mesmo chegando no meio da temporada, logo provou que a adaptação ao futebol inglês não seria um problema.

Publicidade

IMPACTO IMEDIATO

Bruno Fernandes comemora um dos seus seis gols (Foto: Divulgação/Premier League)

Apenas três dias após ser anunciado, Bruno Fernandes já estreou pelo Manchester como titular no empate contra o Wolverhampton e, desde então, disputou todas as partidas da equipe. E não sofreu uma derrota sequer. Nas 13 partidas disputadas com a camisa do clube, ele foi titular 12 vezes e acumula nove vitórias e quatro empates.

Além disso, desde sua estreia em fevereiro, Fernandes tem mais participações em gols do que qualquer outro jogador da Premier League, superando jogadores como Salah e Kevin de Bruyne. No total são 10, sendo seis gols e quatro assistências, somando todas as competições. Como se não bastasse, foi eleito o “Melhor em Campo” em sete oportunidades e o “Jogador do Mês” da Premier League, em fevereiro.

Mais do que esses números e prêmios individuais, a chegada de Bruno Fernandes foi essencial para transformar o futebol do Manchester United. Antes um time sem criatividade e com dificuldades de furar defesas, agora os Diabos Vermelhos apresentam um estilo de jogo vibrante, fluido e atrativo, como há muito tempo não se via em Old Trafford.

Considerado um “camisa 10 moderno e completo”, Bruno Fernandes se destaca pela visão de jogo, passes, bolas paradas e, acima de tudo, pela intensidade em campo. Além de participar ativamente das jogadas ofensivas, quebrando linhas e finalizando a gol, o meia também ajuda na recomposição e no sistema defensivo. E, mesmo no segundo tempo da prorrogação, não se poupa de correr até a linha de fundo para recuperar a bola, como no vídeo abaixo.

LIDERANÇA E PERSONALIDADE

Ao assumir a responsabilidade de ser a referência do time, o português fez com que todos os jogadores da equipe evoluíssem. Antes da sua chegada, jogadores de qualidade, como Rashford, Martial e Greenwood, sofriam com a falta de confiança e evitavam arriscar passes e dribles. Agora, sob a liderança de Bruno Fernandes, o time passou a ter mais coragem dentro de campo.

E os que mais se beneficiaram foram os companheiros de meio-campo. Um dos destaques do United na temporada, o brasileiro Fred passou a render ainda mais jogando ao lado de Bruno. Recuperado da lesão na tíbia, o craque Paul Pogba voltou a campo nas últimas rodadas e, em pouco tempo, já mostrou se entender muito bem com o português. Juntos, já mostraram potencial para formarem uma das melhores duplas de meio-campo do futebol europeu.

Além deles, o volante Matic se tornou um dos pilares da equipe graças à ajuda de Fernandes. O meia português costuma se movimentar para ser opção de passe na saída de bola de Matic, ou até mesmo, recuar para iniciá-la na defesa, tirando essa função do sérvio. Além disso, sua contribuição defensiva, já citada acima, facilita o trabalho do primeiro volante, que não fica mais sobrecarregado.

EXPERIÊNCIA CONTA

Mas como pode um jogador chegar no meio da temporada, estrear como titular três dias depois de ser anunciado e, ainda por cima, tirar um clube gigante da crise? Obviamente, Fernandes é um jogador completo e de qualidade acima da média. No entanto, o que difere o português de outras contratações badaladas que não dão retorno imediato é a experiência.

O Manchester United é o sexto clube na vida do jogador. E não, ele não foi revelado pelo Sporting, como muitos imaginam. Na verdade, a carreira de Bruno Fernandes é bem atípica se compararmos com outras estrelas do futebol mundial, que chegam a clubes gigantes antes de completarem 20 anos.

Em 2012, com apenas 17 anos, o português saiu da base do Boavista, de Portugal, e se transferiu para o Novara – clube da segunda divisão italiana -, onde estreou como profissional. Após se destacar na Série B, foi contratado pela Udinese logo no ano seguinte, mas sofreu com a pouca idade e alternou bons e maus momentos no clube. Em 2016, chegou à Sampdoria, onde ganhou mais destaque e despertou a atenção de Jorge Jesus, na época treinador do Sporting.

Bruno Fernandes comemora gol pela Sampdoria (Foto: Twitter/Sampdoria)

Na temporada seguinte, o clube português desembolsou € 9 milhões e Bruno voltou ao seu país de origem, após cinco anos na Itália. E logo de cara, virou capitão e ídolo da torcida. Em duas temporadas e meia, disputou 137 partidas, com 63 gols e 52 assistências. Conquistou duas Taças da Liga, uma Taça de Portugal e foi eleito duas vezes o melhor jogador do Campeonato Português.

Além disso, Bruno é figura certa da Seleção Portuguesa desde 2012, ainda no sub-19. Estreou na seleção profissional em 2017 e estava no elenco que disputou a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Além disso, era titular e peça importante no grupo que conquistou o título da Nations League de 2019.

Dessa forma, já calejado e com experiência internacional acumulada, Bruno Fernandes chegou pronto na Premier League e não sentiu a pressão de atuar em um gigante do futebol mundial. Rapidamente, se tornou líder do time, melhorou o desempenho dos companheiros e virou o coração do novo Manchester United.

APELIDO E ELOGIOS

A importância do jogador português vem sido reconhecida por todos, principalmente pela torcida do Manchester. Em pouco tempo, ele conquistou os fãs, que carinhosamente o apelidaram de “Português Magnífico”. A alcunha pegou e o Twitter oficial do clube postou uma arte do craque, usando essa legenda.

Quem também se rendeu à importância de Bruno Fernandes foi o técnico do United, Ole-Gunnar Solskajer. Em entrevista após a vitória contra o Brighton, nesta semana, o norueguês destacou o espírito de competitividade do camisa 18.

– A chegada dele foi fantástica para a equipe. Fernandes trouxe essa mentalidade vencedora. Para ele, estar a 99% não é o suficiente, tem que ser 100% sempre.

A moral é tão alta que o ex-jogador francês Patrice Evra foi mais enfático ainda e não poupou elogios a Fernandes. Atualmente atuando como comentarista esportivo, Evra exaltou a personalidade do português e como ele vem fazendo toda a diferença.

– Eu gosto da personalidade dele. Ele quer a bola, não tem medo. É um jogador positivo e fez a diferença. Se o Manchester United está nessa posição, precisa agradecer a Bruno Fernandes. Eu respeito todos os jogadores, mas ele é o fator-chave e faz o United parecer uma boa equipe.

PRÓXIMOS DESAFIOS

O Manchester United, de Bruno Fernandes, ainda disputa dois títulos nesta temporada. Na FA Cup, enfrentará o Chelsea na semifinal, em 19 de julho. Em caso de classificação, terá Arsenal ou Manchester City como adversário na final. Na Liga Europa, os Diabos Vermelhos voltam a campo somente em agosto. No jogo de ida das oitavas venceu o LASK, fora de casa, por 5 a 0. Confirmando a classificação, irá disputar o “Final 8” da competição na Alemanha, com jogos únicos até a final.

Além dos títulos, o principal objetivo do clube é garantir vaga na Liga dos Campeões de 2020/21. Essa vaga pode vir em caso de título da Liga Europa ou então, terminando entre os quatro primeiros da Premier League. No momento, a equipe está em 5º, com 52 pontos, dois a menos que o Chelsea, quarto colocado.

O próximo compromisso de United e Bruno Fernandes será contra o vice-lanterna Bournemouth, no Old Trafford. A partida será nesse sábado às 11h e, em caso de vitória, o clube pode ultrapassar o Chelsea e entrar na zona de classificação para a Liga dos Campeões. E se depender do “Magnífico Português”, isso não será um problema.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile