Copa do Mundo - Qatar 2022
Fernando Santos mostra confiança para a estreia de Portugal na Copa
— Continua depois da publicidade —
Depois de muita espera, a seleção de Portugal vai estrear na Copa do Mundo nesta quinta-feira (24), às 13hs (de Brasília), no Estádio 974. O desafio diante de Gana será o primeiro nesta competição aonde os portugueses estão com uma grande ambição e com um elenco muito forte. O técnico Fernando Santos falou à imprensa sobre todas as expectativas para o jogo e deixou clara a sua confiança em uma boa disputa na Copa do Mundo.
O treinador de 68 anos vai para o seu segundo Mundial dirigindo os portugueses e novamente com um grande a ser orientado. Questionado se a geração que está no Qatar é melhor do que aquela que esteve na Rússia, Fernando Santos evitou fazer grandes comparações, mas garantiu que os atletas estão prontos para apresentarem o melhor possível em campo.
Para saber tudo sobre a Copa do Mundo Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
— A única palavra que está escrita na nossa sala de reuniões é “nós”. Isso é essencial sempre. É o nosso ponto de partida e sem isso não existe nada. O ambiente da seleção de 2018 era muito bom, assim como o de hoje. Desta vez tivemos alguns problema por conta da Covid, além de muitas viagens. Só posso dizer que a alegria nos treinos tem sido evidente, de forma espontânea, sem estarem ali amarrados. É isso que espero que mostrem no jogo — disse Fernando Santos.
Neste começo de Copa do Mundo, algumas zebras andaram passeando pelo Qatar, principalmente nos jogos de Argentina e Alemanha. As favoritas foram derrotadas por Arábia Saudita e Japão, respectivamente. Apesar de destacar a importância do primeiro jogo, Fernando Santos não considera que uma vitória na estreia seja fundamental para buscar a classificação.
— Em qualquer competição o primeiro jogo é muito importante, mas fomos campeões da Europa empatando os três primeiros jogos, apesar de ter sido um risco. A seleção de Gana é uma equipe super bem organizada, muito rápida nas transições e tem um ataque rápido, com jogadores de muita qualidade. Conhecemos bem o adversário e respeitamos isso, mas temos que pensar em nós, em potenciar as nossas capacidades e em chegar à vitória — afirmou Fernando Santos.
Por último, o treinador português também falou sobre o que se pode esperar de Portugal dentro de campo e garantiu uma equipe muito dinâmica e tranquila para exercer tudo aquilo que se espera.
— A equipe vai ser dinâmica e criativa, não tenho dúvidas. As características dos jogadores vão mudando em cada seleção. Isso de ser a melhor seleção já ouvi em outros anos e não me coloca nenhuma pressão. Vou para a cama dormir muito tranquilo porque estão todos em condições e me dão garantias. Minha parte é fazer com que eles se sintam confortáveis e possam fazer um grande jogo e vencer — finalizou Fernando Santos.
Além de Portugal e Gana, também fazem parte do grupo H as seleções de Uruguai e Coreia do Sul. As outras duas seleções, aliás, se enfrentam também nesta quinta-feira (24), mas às 10hs (de Brasilia), no Estádio Cidade da Educação.