Campeonato Gaúcho
FGF divulga áudio do VAR em pênalti reclamado pelo Grêmio contra o Juventude
Federação Gaúcha divulgou áudios da cabine de arbitragem de vídeo em contato com o árbitro da partida no momento que gerou polêmica.
— Continua depois da publicidade —
Conforme antecipado em entrevista coletiva nesta terça-feira (25), a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou os áudios do VAR na vitória do Grêmio sobre o Juventude por 2 a 1, realizado no último sábado, pela ida da semifinal do Gauchão.
+ Fique por dentro de tudo sobre o Gauchão
No lance mais polêmico e criticado pelos tricolores, houve reclamação de um possível pênalti não marcado cometido pelo zagueiro Abner, no meia Monsalve, do Grêmio. O árbitro Jonathan Pinheiro mandou o lance seguir e, quando a bola parou, ouviu os conselhos de quem estava no comando do vídeo, ou seja, Douglas Schwengber da Silva.
– Nada! Nada eu vejo! Passando para cabine, ele (Monsalve) deixou bater! Ele botou o pé na frente e deixou bater – diz imediatamente o juiz de campo.
Então, os responsáveis pelo VAR começaram a recuperar a jogada nas câmeras montadas na Arena. São pedidos vários ângulos, as imagens vão e voltam em velocidade lenta e na real. Até que antes do árbitro apitar para o reinício da partida, há a seguinte conversa:
– Agora checando. Deixa eu ver esse contato, se ele chuta o jogador. O jogador do Grêmio antecipa, mas o jogador defensor primeiro faz o contato com a bola, e há esse contato com o jogador do Grêmio por ele ter tentado se antecipar à bola, mas quem chuta a bola é o jogador do Juventude. Segue com a decisão do campo, é uma jogada limite – avisa Schwengber, e Pinheiro retoma a partida sem assistir ao lance na beira do gramado.
– Excelente, Douglas! Excelente! – elogia o árbitro.
+ Confira os áudios divulgados pela FGF
Além do pênalti, o Grêmio também desejava entender o critério da arbitragem no gol anulado, marcado por Edenilson, já no segundo tempo. Na origem da jogada, há uma roubada de bola de Camilo, que passa a Olivera, e dele para o autor do tento. Em campo, Jonathan Pinheiro gritou três vezes ‘’só a bola’’.
Porém, pelas imagens, Douglas Schwengber da Silva vê contato faltoso de Camilo em Jadson, volante do Juventude, além de um puxão de camisa.
– Contato com a perna e depois um puxão com o braço direito. Jonathan, eu vou te sugerir uma revisão que é essa disputa pela bola. Vem que a gente conversa. Ponto de contato, olha embaixo e olha em cima. Analisa o pé e o braço do defensor – alerta Douglas.
Após análise no VAR, o árbitro da partida decretou:
– Vou retornar para o campo de jogo com tiro livre indireto, ok. Ele puxa a camiseta por cima.
O Grêmio venceu a partida por 2 a 1 na Arena e tem a vantagem do empate no jogo de volta, no Alfredo Jaconi, às 16h30 do próximo sábado. Se o Juventude bater o Grêmio por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis.