Futebol Internacional
FIFA anuncia árbitras para Copa do Mundo Feminina; quatro brasileiras estão convocadas
— Continua depois da publicidade —
A Fifa divulgou ontem (09) os nomes das árbitras que estarão na Copa do Mundo Feminina, que irá ocorrer entre julho e agosto desse ano, com sede na Austrália e Nova Zelândia. O Brasil já é presença confirmada, e disputará em um grupo que tem França, Jamaica e um adversário ainda indefinido, que será selecionado após uma repescagem.
Fora dos campos, o Brasil também marcará presença, quatro brasileiras estarão colaborando na arbitragem, tratam-se da árbitra Edina Alves, das auxiliares Neuza Back e Leila Moreira da Cruz, além da árbitra de vídeo Daiane Muniz dos Santos.
Todas as árbitras (33 ao todo) e auxiliares (55) serão mulheres, somente o VAR contará com a mão de obra masculina, tendo 13 homens entre os relacionados, que trabalharão ao lado de 6 mulheres para analisar os lances.
Entre os meses de janeiro e fevereiro desse ano, os 107 selecionados irão participar de seminários preparatórios para a Copa, que serão realizados em Doha e Montevidéu. Lá, eles treinarão revisando lances por vídeo e observando as jogadas em campo com a participação de times. As sessões de treinamento serão gravadas para que sejam analisadas posteriormente pelos instrutores e pelos próprios árbitros.
Sobre as escolhas para a arbitragem, Pierluigi Collina destacou que a capacidade e o desempenho foram os principais pontos que categorizaram as escolhas das convocadas.
– Como sempre, o critério usado foi o da qualidade. As escolhidas representam o melhor da arbitragem mundial – discorreu ele, que é o chefe do comitê de Árbitros da Fifa.