Campeonatos
FIFA oficializa e equipes poderão fazer cinco substituições por jogo até o fim do ano
— Continua depois da publicidade —
A FIFA aprovou a permissão para que todos os campeonatos pelo mundo implementem a regra de cinco substituições por partida. Essa foi uma saída encontrada pela entidade para tentar amenizar os efeitos da paralisação das competições. A medida será válida até o final de dezembro e também foi bem avaliada pela International Board (IFAB). A adoção dessa nova regra fica agora sob responsabilidade das federações organizadoras das competições.
A mudança implementada é temporária e tem como principal objetivo “proteger o bem-estar dos jogadores”. Como os jogadores, em alguns países, poderão ficar mais de dois meses parados, existe uma preocupação com a preparação física dos atletas. Sendo assim, a possibilidade de mais substituições garantiria uma melhor gestão do desgaste de todos até que tudo se normalize.
Além disso, como a maioria dos calendários pelo mundo ficará bastante apertado, existe a possibilidade de clubes realizarem muitos jogos em um curto espaço de tempo. A FIFA ainda vai avaliar se há a necessidade de ampliar o prazo de autorização para a realização de cinco substituições.
Para evitar um número elevado de paralisações, a entidade limitou que cada equipe poderá realizar três interrupções para substituir atletas. Também existe a opção de alterações no intervalo dos jogos, o que não contará no número de interrupções adotado pela entidade.
As competições que permitem uma substituição extra em caso de prorrogação seguirão adotando a medida. Assim, o número total de alterações por partida pode chegar a seis.