Futebol Internacional

Fifa volta a julgar “Caso Byron Castillo”; decisão deve sair em outubro

Publicado em

Foto: Divulgação / Seleção Equatoriana
— Continua depois da publicidade —

A Câmara de Apelações da Fifa voltou a julgar o caso do jogador equatoriano Byron Castillo nesta quinta-feira (15), em Zurique, na Suíça. O atleta é acusado de utilizar uma identidade falsa para defender a seleção nacional do Equador. De acordo com a ANFP (Asociación Nacional de Fútbol Profesional), federação chilena, Byron Castillo teria nascido na Colômbia. A decisão do caso deve ser conhecida apenas no próximo mês.

No julgamento realizado na Europa, tanto a ANFP quanto a FEF (Federação Equatoriana de Futebol) enviaram representantes. Os chilenos são interessados diretos numa punição ao Equador já que poderiam ganhar os pontos dos confrontos contra os equatorianos e, com isso, garantir uma vaga na Copa do Mundo do Catar. Após terminar as Eliminatórias na quarta posição, o Equador se garantiu no Mundial e está classificado para o grupo A ao lado de Catar, Holanda e Senegal.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Publicidade

Byron Castillo, que atualmente defende o León, do México, chegou a ser convocado pela Fifa para participar de seu julgamento, mas não compareceu. Apenas o advogado do atleta e representantes da FEF estiveram presentes como defesa.

Durante essa semana, o jornal britânico “Daily Mail” divulgou alguns áudios gravados em 2018 aonde Byron Castillo assume ter saído da Colômbia para jogar futebol no Equador. Além disso, o jogador também cita o fato de ter nascido em 1995 e não em 1998 como diz a sua certidão equatoriana. Apesar disso, a Federação Equatoriana de Futebol ignorou as questões e manteve Byron Castillo convocado e jogando normalmente na seleção nacional.

— Essa é uma prova externa, que não está dentro das provas que apresentamos, mas consolida ainda mais nossa denúncia. Agora é esperar o que o Tribunal de Apelações vai decidir — disse Pablo Milad , presidente da Associação Nacional de Futebol Profissional, do Chile, que também compareceu ao julgamento.

Mesmo que o Equador seja punido pela Fifa com a exclusão das Eliminatórias e, por consequência, da Copa do Mundo, não existe a certeza de que o Chile vai ficar com a vaga. A seleção peruana terminou à frente do Chile na classificação e precisou passar pela repescagem, aonde foi eliminada pela Austrália. Assim, os peruanos também estão atentos ao resultado final da Câmara de Apelações da Fifa.

De acordo com a imprensa europeia, a entidade vai agora analisar de maneira definitiva todas as questões para tomar uma decisão. A princípio, a resolução da audiência que aconteceu nesta quinta-feira só será conhecida nos primeiros dias de outubro. A Fifa determinou um prazo de 20 dias para encerrar as questões.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile