Flamengo
Flamengo de Tite ainda não conseguiu finalizar mais que o adversário
— Continua depois da publicidade —
Em seu quarto jogo à frente do Flamengo, a equipe de Tite ainda não finalizou mais que o adversário em nenhuma partida. Nesse recorte, o Rubro-Negro tem uma média de 13,75 chutes cedidos e apenas 8,75 chutes a favor. Com dificuldades para encontrar o volume de jogo, já são duas derrotas seguidas nesse início de trabalho.
A defesa sólida sempre foi uma marca dos trabalhos de Tite, porém o técnico ainda não achou esse equilíbrio no Flamengo. Apesar de não ter sofrido gols nos dois primeiros jogos (Cruzeiro e Vasco), nas últimas duas derrotas, o sistema defensivo foi vazado cinco vezes.
O alto número de chances sofridas é um problema crônico no Flamengo, que ficou ainda mais evidente com Sampaoli. Na gestão do argentino, a equipe também cedia 13 finalizações por jogo, número semelhante ao de Tite. Entretanto, a amostra do time do Samapoli é muito maior: 39 partidas contra apenas quatro do novo técnico.
Na derrota para o Santos, Gerson acabou sendo expulso no fim do primeiro tempo, fato que mudou totalmente a dinâmica do jogo. Porém, ainda na primeira etapa, o Peixe tinha mais chutes que o Flamengo, com 9 finalizações contra 6. Após as mudanças no intervalo, com as entradas de Matheuzinho, Victor Hugo e Gabigol, o Santos finalizou apenas três vezes contra a defesa Rubro-Negra.
A produção ofensiva com Tite também preocupa nesses primeiros quatro jogos. A média de apenas 8,75 finalizações por partida, é um desempenho pior do que a equipe de Sampaoli. O antigo treinador se despediu com 12,8 chutes realizados por jogo.
Com as duas derrotas seguidas para Grêmio e Santos, o Flamengo se distanciou da briga pelo título. O Botafogo que parecia inalcançável, perdeu na última rodada, em confronto direto para o Palmeiras, e viu a distância cair para três pontos. Caso o Rubro-Negro tivesse vencido as duas últimas partidas, a equipe poderia estar com a mesma pontuação do time de Abel Ferreira, empatado na vice-liderança. Agora, o Flamengo se encontra na sexta posição (última de classificação para a Libertadores) e viu o Atlético Mineiro o ultrapassar na tabela.