Flamengo
Flamengo pode terminar a temporada sem título pela primeira vez em 6 anos
— Continua depois da publicidade —
Com a derrota para o Atlético-MG, o Flamengo se afastou de vez da briga pelo título do Brasilerão. Agora, o Rubro-Negro se encontra na quarta colocação e precisa ‘torcer’ por derrotas de Palmeiras, Botafogo e Atlético-MG, nas últimas duas rodadas, além de vencer os jogos contra Cuiabá e São Paulo. O Flamengo não fica uma temporada sem ganhar um título desde 2018, desde então a equipe foi campeã da: Libertadores (duas vezes), Campeonato Brasileiro (duas vezes), Copa do Brasil, Carioca (três vezes), Supercopa do Brasil (duas vezes) e Recopa Sul-Americana.
O ano de 2023 pode terminar de forma melancólica para o Flamengo, que disputou seis competições e não conesguiu vencer nenhuma. A equipe jogou as finais da Supercopa do Brasil, contra o Palmeiras, Recopa Sul-Americana, contra o Independiente Del Valle e Campeoanto Carioca, contra o Fluminense.
O Flamengo começou o ano ‘com o pé esquerdo’, sendo eliminado na semi-final do mundial de clubes para o Al-Hilal. A equipe saudita ainda não tinha o investimeto de hoje, e não contava com estrlas como Neymar, Malcom e Koulibaly. Além disso, o time ainda comandado por Vitor Pereira acabou derrotado também na disputa de terceiro lugar para o AL-Ahly, do Egito.
Nas grandes competições, o Flamengo avançou até a final da Copa do Brasil, e foi derrotado para o São Paulo. O time treinado por Dorival Júnior, ex-técnico do Fla, saiu vitorioso com o placar de 2×1 no agragado dos dois jogos. Nessa altura, o trabalho de Sampaoli já vinha desgastado e o título era a única chance do treinador se manter no cargo.
Na Libertadores da América, o time da Gávea foi eliminado nas oitavas de final para o Olímpia, do Paraguai. Caso avançasse, o Rubro-Negro teria um Fla-Flu pela frente, que poderia ter evitado o título do maior rival. Na fase grupos, a campanha já havia decepcionado, se classificando para o mata-mata, apenas na segunda colocação, em um grupo com Racing, Ñublense e Aucas.
Com a chegada de Tite, o time esboçou uma reação no Campeonato Brasileiro, que coincidiu com a derrocada do líder Botafogo. Após uma sequência de vitórias, o Flamengo ficou muito perto de assumir a liderança há duas rododas, porém na ocasião, o Palmeiras consegiu um empate contra o Fortaleza, e se manteve no topo.