Futebol Feminino
Flamengo vence o Botafogo e é heptacampeão do Carioca Feminino
Darlene, com um belo gol de fora da área, e Cris balançaram as redes no triunfo por 2 a 1. Equipe rubro-negra conquistou seu sétimo título da história
— Continua depois da publicidade —
Sob uma forte chuva no estádio da Gávea, o Flamengo bateu o Botafogo e recuperou o título de campeão carioca feminino. Por um placar de 2 a 1, com gols de Darlene e Cris, e desconto de Kélen, as rubro-negras conquistaram o heptacampeonato com brilho de Darlene, que participou nos dois gols.
1° tempo
Desde o início da partida, a chuva atrapalhou os planos das duas equipes e forçou um jogo mais lento. Nos primeiros minutos, o Botafogo demonstrou mais vontade de chegar ao gol, principalmente com as iniciativas da artilheira Kélen, mas o gramado encharcado impedia as ações.
Com uma marcação bem posicionada, as Gloriosas impediam o desenvolvimento das jogadas do Flamengo. As melhores chances das rubro-negras foram pelo alto: de cabeça, Daiane ganhou na subida das adversárias e finalizou bem, mas Yasmin estava bem nos dois lances para segurar.
A equipe treinada por Maurício Salgado conseguiu encontrar soluções para chegar com perigo no final da primeira etapa. Aos 41, a meia Darlene viu a goleira alvinegra adiantada e chutou, pouco depois da linha de meio-campo, e mandou uma bomba, sem chance para a goleira. O gol deu confiança para as rubro-negras, que aproveitaram o bom momento e ampliaram a vantagem. E de novo com protagonismo de Darlene, que roubou a bola ainda no campo de defesa e lançou para Cris correr no campo de defesa.
2° tempo
Na volta da segunda etapa, o Botafogo logo terminou com a vantagem. Na primeira jogada, Gisseli derrubou Drika na área, aos 15 segundos, e a arbitra marcou pênalti. Kélen confirmou a artilharia do campeonato ao bater bem e garantir o primeiro do Botafogo na partida, seu 13º no campeonato.
O Botafogo chegou perto do gol de empate com chute de Maiara, após bela jogada de Kélen pela direita, mas a atacante errou a pontaria e a bola passou pelo lado do gol de Bárbara. Na reta final, Glaucio Carvalho utilizou todas as seis substituições para tentar igualar a partida e provocar uma decisão nos pênaltis, mas não foi suficiente. A melhor chance acontece com Kélen, que arriscou de fora da área e Bárbara fez um verdadeiro milagre. No rebote, Mayara chegou finalizando, mas acabou mandado para fora.
Ficha técnica
- Flamengo 2×1 Botafogo – Final do Campeonato Carioca Feminino
- Local: Estádio José Bastos Padilha, Gávea-RJ
- Data e hora: 19/11/2023 às 10h
- Arbitragem: Rejane Caetano da Silva, Naiara Mendes Tavares e Sâmia Kelle de Amorim Alves
- Cartões amarelos: Driely (BOT), Jucinara (FLA), Vania (BOT)
- Gols: Darlene (41’1ºT), Cris (44’1ºT) e Kélen (1’1ºT).