Copa do Brasil

Flamengo vence Palmeiras no Maracanã e abre vantagem na Copa do Brasil

Publicado em

Foto: Cesar Greco/Palmeiras
— Continua depois da publicidade —

Pelo primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, o Flamengo venceu o Palmeiras por 2×0, no Maracanã, com gols de Pedro e Luiz Araújo. Em jogo de dois tempos diferentes, o Rubro-Negro aproveitou as duas chances originadas por erros da defesa Alviverde e deu passo importante para a classificação.

As duas equipes entraram em campo com duas propostas claras e os primeiros minutos de jogo foram um ataque contra defesa. Jogando em casa e com o retorno de De La Cruz ao lado de Arrascaeta e Gerson, o Flamengo dominou a posse de bola. Já o Palmeiras foi ao Maracanã com meio-campo mais físico, com Aníbal, Richard Ríos e Zé Rafael, começou a partida com o objetivo impedir a criação do adversário e sair em velocidade com Rony e Felipe Anderson.

Depois de algumas jogadas perigosas nos primeiros cinco minutos de jogo, o Flamengo voltou a finalizar com De La Cruz, aos 14 minutos. Após jogada originada de um escanteio, Fabrício Bruno teve a chance de chutar após rebatida, mas a bola sobrou para o uruguaio, que finalizou de fora da área, pela esquerda de Weverton.

Publicidade

Com 20 minutos, Everton Cebolinha sentiu uma lesão muscular e precisou ser substituido. Tite optou por colocar Luiz Araújo em campo, que no primeiro momento começou na ponta-esquerda.

O clima da partida começou a esquentar na metade final do primeiro tempo, com uma entrada forte de Zé Rafael em De La Cruz, onde o juiz não deu cartão. Depois disso, Pulgar perdeu o tempo de bola e fez falta forte em Caio Paulista, na sequência Veiga chegou atrasado e pisou no tornozelo de Pulgar. Ambos receberam cartão amarelo. Gustavo Gomez também recebeu uma penalização antes do intervalo.

Na volta para o segundo tempo a dinâmica de jogo se manteve e o Flamengo finalizou pela segunda vez no jogo. O Palmeiras deu abriu espaço e em uma transição rápida, Gerson achou De La Cruz, que encontrou Luiz Araújo que teve campo livre para correr pela primeira vez. Na ponta-esquerda, ele cruzou para Pedro, que deixou para Arrascaeta finalizar de canhota na entrada da área. Weverton fez a defesa, no chute que saiu fraco.

O Rubro-Negro abriu o placar aos 11 minutos com Pedro. Léo Pereira ganhou uma segunda-bola em um chutão do Palmeiras. Pulgar conseguiu acelerar a jogada para Gerson, antes da defesa se postar. Luiz Araújo se infiltrou na área e cruzou para Pedro, que agora ficou livre para empurrar a bola, praticamente sem goleiro.

Após o gol sofrido, o Palmeiras mudou seu plano de jogo e passou a tentar atacar mais. Porém, o esquema dos jogadores em campo não era o ideal para a nova proposta.

Em saída de bola de Gustavo Gomez, o zagueiro errou um passe e Pedro recuperou para o Flamengo, que no contra-ataque fez o segundo gol. De La Cruz deu assistência para Luiz Araújo, que pela esquerda, chutou cruzado e decretou o 2×0.

Abel Ferreira que já estava com as substituições prontas, promoveu as entradas de Lázaro e Flaco López, nos lugares de Richard Ríos e Rony. Alguns minutos depois, Mayke entrou no lugar de Giay e Gabriel Menino no lugar de Zé Rafael.

O Flamengo voltou a ter uma chance clara de gol com Luiz Araújo, que roubou mais uma bola no campo de ataque, mas acabou finalizando mal. Pedro era uma opção de passe, mas o ponta tentou resolver na individualidade.

Os minutos finais do jogo foram de um Palmeiras tentando reduzir o prejuízo, mas faltou organização na hora de construir as jogadas. A defesa do Flamengo cumpriu bem seu papel quando exigida e não cedeu oportunidades ao rival durante o jogo inteiro. Matheus Cunha não precisou fazer grandes defesas.

Agora, o Flamengo enfrenta o São Paulo no fim de semana e o Palmeiras tem o Internacional como rival. As equipes voltam a duelar pela Copa do Brasil na próxima quarta-feira, no Allianz Parque, em um cenário onde o Rubro-Negro pode perder por até um gol de diferença.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile