Campeonato Brasileiro
Flamengo x Atlético-MG: prováveis escalações, onde assistir, retrospecto e palpites
Cariocas e Mineiros se encontram novamente após a final da Copa do Brasil, desta vez pelo Brasileirão
— Continua depois da publicidade —
Flamengo e Atlético-MG voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (13), às 20h (horário de Brasília), no Maracanã após decidirem a Copa do Brasil no fim de semana. O Flamengo bateu o Galo no domingo e conquistou o seu quinto título, no entanto, a partida desta quarta é válida pela 33ª rodada do Brasileirão.
O Rubro-Negro se mostrou melhor que o Galo em 2024, mas tem desfalques e precisará de mais uma boa atuação para manter viva a briga pelo Brasileirão. Já o Atlético-MG está distante da zona de classificação para Libertadores e após perder a Copa do Brasil, só consegue uma vaga ficando no G-7, que pode se tornar G-8, ou conquistando a Libertadores no dia 30 de novembro sobre o Botafogo.
Como chega o Flamengo
O Flamengo chega para a partida com muitos desfalques, além de Allan, que recebeu cartão vermelho na vitória de 1 a 0 contra o Cruzeiro na última rodada, outros quatro jogadores ficarão de fora, são eles: Léo Ortiz (Brasil), Gerson (Brasil), Gonzalo Plata (Equador) e Varela (Uruguai), convocados para suas respectivas seleções, desfalcarão o Flamengo por duas rodadas. Pulgar também havia sido convocado pela seleção chilena, mas foi cortado por ter sentido dores musculares após a final da Copa do Brasil.
Além dos citados, Arrascaeta, vai passar por uma cirurgia nos próximos dias e também é um desfalque, assim como De la Cruz, que também está lesionado. Por fim, Pedro, Viña e Cebolinha, são outros que estão de fora já a algum tempo, além de Carlinhos, que está com problemas físico. Em contrapartida, Luiz Araújo está recuperado de lesão e estará no banco de reservas.
No Brasileirão, o Flamengo ocupa a quinta colocação com 58 pontos, e caso vença o jogo, ultrapassa o o Internacional e fica na quarta posição, sete pontos atrás do líder Botafogo.
Como chega o Atlético-MG
O Atlético-MG chega para o confronto após ser vice em casa para o próprio Flamengo, em um confronto que terminou de forma desastrosa para a equipe, que poderá ter a Arena MRV interditada por 10 jogos.
No entanto, mudando a chave para a partida do Brasileirão, Gabriel Milito deve relacionar todos os jogadores que estão disponíveis para o confronto. Deyverson e Fausto Vera voltam a ficar disponíveis após desfalcar o Galo na Copa do Brasil, no entanto Junior Alonso (Paraguai), Alan Franco (Equador) e Eduardo Vargas (Chile) foram convocados por suas seleções e serão desfalques.
Além deles, Igor Gomes, Gustavo Scarpa e Mariano voltam a ficar à disposição após cumprirem suspensão na rodada passada. No entanto Paulo Vitor será desfalque por ter recebido o 3º cartão amarelo. Por fim, Cadu segue indisponível por estar lesionado.
Na competição, o Atlético-MG é o 11º colocado com 41 pontos, e busca subir na tabela visando a zona de classificação para Libertadores. Vale lembrar que a equipe mineira tem um jogo a menos já que a partida contra o Athletico-PR, ainda na 19ª rodada foi adiada.
Restrospecto do confronto entre Flamengo x Atlético-MG
O retrospecto de uma das maiores rivalidades interestaduais do país é favorável ao Flamengo. Considerando competições oficiais, foram disputados 90 jogos entre as duas equipes. Destes, o Flamengo leva ligeira vantagem, com 37 vitórias, contra 33 do Atlético Mineiro, além de 20 empates.
Se tratando de confrontos com mando do Flamengo, a equipe carioca costuma ser superior, são 43 jogos, com 26 vitórias do Fla, 7 empates e 10 derrotas. A favor do Flamengo fica também as partidas recentes, no recorte dos últimos cinco jogos, o Mengão venceu quatro, contra apenas uma vitória do Atlético-MG, neste mesmo Maracanã, na 36ª rodada. Na ocasião, o clube mineiro venceu por 3 a 0, colocando água no chope do rubro-negro, que naquela altura ainda brigava pelo título.
A rivalidade entre as equipes é recheada de polêmicas e muitas decisões, como a que ocorreu no último fim de semana, que terminou com título do rubro-negro. Com grandes times nos últimos anos, os jogos entre as equipes tem sido acirrados, com o Galo também levando a melhor sobre o Rubro-Negro, como na Supercopa do Brasil de 2022.
Ficha do jogo
Flamengo x Atlético-MG – Campeonato Brasileiro Série A – 33ª Rodada
Local: Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, Rio de Janeiro
Data e horário: 13/11/2024 (quarta-feira), às 20h (horário de Brasília)
Transmissão: O confronto terá transmissão do Sportv, na TV por assinatura e do Premiere, no Pay-Per-View.
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
Quarto Árbitro: Vinicius Goncalves Dias Araujo (SP)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
AVAR: Clovis Amaral da Silva (PE)
Prováveis escalações de Flamengo x Atlético-MG
Flamengo: Rossi (Matheus Cunha); Wesley, David Luiz, Léo Pereira (Fabrício Bruno), Ayrton Lucas (Alex Sandro); Evertton Araújo, Alcaraz, Matheus Gonçalves (Lorran); Bruno Henrique, Michael e Gabigol. Técnico: Filipe Luís.
Atlético-MG: Everson; Saravia (Lyanco), Battaglia, Bruno Fuchs; Fausto Vera, Otávio, Gustavo Scarpa, Bernard; Hulk, Paulinho e Deyverson. Técnico: Gabriel Milito
Palpites
Victor Hugo Motta, setorista do Flamengo no ENM:
“Após ter vencido a Copa do Brasil vencendo o próprio Atlético-MG, o Flamengo chega para a partida em êxtase. Apesar dos desfalques, o Rubro-Negro conta com a sabedoria de Filipe Luís, que foi superior ao Galo nos dois jogos da final, além de ter todo apoio da Nação no Maracanã, que agora mira outro objetivo, um remoto mas possível sonho de chegar ao eneacampeonato brasileiro.”
Palpite: Flamengo 2×0 Atlético-MG
Henrique, setorista do Atlético-MG no ENM:
“Necessitando vencer no campeonato, o Atlético-MG vai com o time principal para o duelo, ainda abalado pelo vice da Copa do Brasil, o Galo encara o Flamengo em lua de mel no Maracanã após ser campeão contra o próprio Atlético. A expectativa é que o jogo seja bastante disputado e truncado.”
Palpite: Flamengo 1×1 Atlético-MG