Fluminense
Fluminense atinge marca histórica na luta contra o rebaixamento
O Tricolor das Laranjeiras chegou a uma marca tão ‘negativa’ de pontos, que um time jamais conseguiu escapar do rebaixamento nessas condições no Brasileiro.
— Continua depois da publicidade —
O Fluminense sofreu sua sexta derrota consecutiva neste domingo (30), após perder para o Grêmio por 1 a 0, em partida válida pela 13ª rodada do Brasileirão. Com isso, atingiu uma marca negativa que fez até os mais otimistas duvidarem que o Tricolor conseguirá escapar dessa situação.
O jogo em si teve mais do que o torcedor do Flu está acostumado a ver nesta temporada, uma equipe totalmente inofensiva, que até tem a posse de bola, mas leva pouco perigo ao adversário.
Apesar de ter lampejos de boas atuações durante a partida, em nenhum momento o Imortal Tricolor se sentiu ameaçado e precisou ter mais cautela no setor defensivo, pelo contrário.
Com mais essa derrota vexatória para o Tricolor das Laranjeiras, as estatísticas começam a assustar mais ainda o torcedor. Nunca um time que terminou a 13ª rodada do Brasileirão com 6 (ou menos) conseguiu escapar do rebaixamento na era dos pontos corridos.
Além de um time jamais ter conseguido permanecer na Série A com essas condições, o Fluminense é apenas o terceiro time a atingir essa marca negativa. A lista é a seguinte:
Primeiro, a Chapecoense em 2021, que terminou o Brasileirão com 15 pontos (1V/12E/25D), mas até a rodada 13 havia somado apenas 4 pontos.
Segundo, o Avaí com a campanha de 2019, terminando o Brasileirão com 20 pontos (3V/11E/24D), mas com 5 pontos até a mesma 13ª rodada.
Terceiro, o Fluminense com a atual campanha, somando apenas 6 pontos nessas 13 rodadas, com apenas 1 vitória. O Avaí e a Chape foram rebaixados nestes anos, e também eram lanternas isolados.
Vale destacar, que o próprio Marcão, atual técnico interino, teve a humildade para admitir que o objetivo do Fluminense neste campeonato é lutar contra o rebaixamento. Aliás, o Marcão realizou sua segunda partida após demissão de Fernando Diniz e, até então, a tendência era que ficasse no comando técnico até o fim da temporada.
Entretanto, segundo informa o “ge”, o Fluminense mudou de ideia e estuda o mercado para tentar trazer um novo técnico para o restante da temporada.
Até o momento, os alvos principais são Mano Menezes e Odair Hellmann, já que Cuca recusou o clube. A intenção do clube é trazer um técnico com experiência em Brasileirão, justamente para tentar afastar o fantasma do rebaixamento enquanto há tempo.
A situação do Fluminense é assustadora, com riscos cada vez mais altos de cair para Série B, além da pressão sobre os jogadores. Para piorar, a sequência de jogos até encerrar o primeiro turno não é nada animadora: Internacional (C), Fortaleza (F), Criciúma (F), Athletico-PR (C), Cuiabá (F), Palmeiras (C).