Fluminense
Fluminense conta com invencibilidade como mandante em jogos de mata-mata da Libertadores para chegar longe na competição
Participando pela 9ª vez, o Fluminense nunca perdeu uma partida eliminatória dentro de seus domínios no maior torneio internacional das Américas
— Continua depois da publicidade —
Participando pela 9ª vez, o Fluminense nunca perdeu uma partida eliminatória dentro de seus domínios no maior torneio internacional das Américas
O Fluminense, historicamente, sempre foi um ótimo mandante em jogos oficiais. Pela Libertadores, o tricolor já disputou até hoje quatorze jogos, tendo vencido onze vezes e empatado três. Desde que participou a primeira vez na competição, nunca foi derrotado dentro do Maracanã, Laranjeiras, Engenhão ou São Januário.
A força “caseira” é um dos grandes trunfos do time de Fernando Diniz para chegar longe na tão sonhada Libertadores. Nesta edição, o Fluminense já recebeu quatro adversários diferentes, sendo dois campeões da América, e não perdeu, tanto na fase de grupos quanto nas oitavas. Foram quatro partidas até aqui, com três vitórias e um empate, incluindo o histórico resultado de 5×1 em cima do River Plate, um dos expoentes do continente.
O décimo segundo jogador no Maracanã
Se o retrospecto do Fluminense no estádio é muito favorável, esse dado fica ainda mais embasado quando um recorte de público é feito; o tricolor não perde uma partida oficial no Maracanã com mais de 60 mil pessoas (tirando clássicos) desde 1991, são 32 anos de invencibilidade. No século XXI, são quatorze jogos batendo esse número, com onze vitórias e apenas três derrotas.
+ Fluminense bate recorde de sócios no Maracanã
Em 2023, essa estatística se reflete no que o Fluminense apresenta em campo. O time de Fernando Diniz não perde um jogo no estádio desde Janeiro, e não sabe o que é derrota desde Outubro de 2022 contra times de fora do Rio de Janeiro. São dados que elevam a expectativa dos torcedores e justificam a crença no título da Libertadores.
Caminho até a taça pode reservar outro time ligado ao estádio
Apesar de ser a casa do Fluminense, o Maracanã também sedia jogos de outro clube; o maior rival do tricolor. O Flamengo decide sua vida na Libertadores nesta quinta-feira (10), e caso se classifique, o provável maior Fla x Flu de todos os tempos terá data e hora marcada. Os dois times já se enfrentaram por jogos eliminatórios internacionais, quando na Sul-americana de 2017 o rubro-negro se classificou para as semifinais.
Caso o confronto se confirme e o Fluminense passe de fase, o adversário das semifinais será ou Internacional, ou Olimpia. Nas duas ocasiões, o tricolor decidiria fora, já que foi o pior colocado entre os primeiros na fase de grupos. Sendo assim, o Maracanã seria palco de todos os jogos de mata-mata, desde as oitavas até a final.