Fluminense
Com fama de conservador, Fluminense tem o segundo melhor ataque do Campeonato Brasileiro
— Continua depois da publicidade —
Muitos torcedores tem criticado uma postura reativa do Fluminense durante as partidas, principalmente depois que a equipe marca o primeiro gol. No entanto, assadas 14 rodadas do Campeonato Brasileiro, o tricolor já tem 21 gols assinalados. Com essa marca, já é o segundo melhor ataque da competição, atrás apenas de Atlético-MG, líder da competição, com 26.
Diante desse dado, será que a reclamação da torcida procede? Uma das equipes que, até o momento, mais balança as redes se fecha tanto assim? O técnico Odair Hellmann e os jogadores já admitiram que a equipe criou uma tendência a jogar um pouco mais atrás, porém seria um ato inconsciente, sem orientação do treinador e que seria resolvido.
O fato de ter uma defesa frágil, pode ser a principal resposta para esse questionamento. Zagueiros que flutuam entre bons e maus momentos, um jovem e promissor, mas improvisado lateral direito, a dificuldade de encontrar um lateral esquerdo que se encaixe nas funções necessárias e a falta de um primeiro homem de marcação no meio que tome conta da posição traduzem um pouco dessa, por vezes necessária, postura reativa.
Verdade seja dita, o Fluminense ocupa a 6ª colocação do Brasileiro, o que, diante do elenco limitado e da dificuldade em contratar, torna a campanha melhor do que se poderia esperar.
É normal que a equipe oscile durante as partidas e que o time acabe tomando uma postura mais defensiva, jogando no contra ataque, abusando das bolas longas para Fred e dos chutes de fora da área com Nenê — que é o atual goleador do Brasil até o momento com 18 gols. Mas isso não impediu o tricolor de marcar 61 vezes nessa temporada.