Automobilismo
Fórmula 1 segue com três corridas sprint, porém muda pontuação
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Nessa segunda-feira (14) os chefões da Fórmula 1 definiram as sedes das três corridas sprints dessa temporada e também confirmaram uma mudanças na distribuição de pontos para esse evento. Os GPs que irão receber as corridas curtas de 100 km são: GP Emília-Romanha (Imola), GP da Aústria e o GP de São Paulo.
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Em relação a última temporada Interlagos é a única que continuará sediando a sprint. A Fórmula 1 tinha a vontade de acrescentar mais três corridas desse formato para essa temporada, porém ao ver que as equipes estavam insatisfeitas com a ideia eles desistiram.
Outra mudança para as Sprints desse ano é o sistema de pontuação, que vai de três para oito pilotos beneficiados. O ganhador da etapa ficará com oito pontos, o segundo lugar sete pontos, e dessa maneira até o oitavo lugar que ganha apenas um ponto.
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“Revisando as três provas sprint que aconteceram em 2021 e do reconhecimento de todos que o formato trouxe benefícios positivos para a modalidade, foram propostas três provas sprint para 2022. É um número sensato face às pressões já existentes nas equipes para esta temporada com a introdução de grandes mudanças nos regulamentos. A Comissão [de pilotos e equipes] aprovou por unanimidade os três eventos sprint para a próxima temporada, incorporando uma série de atualizações ao formato com base no feedback dos fãs, mídia e equipes”, disse a FIA em comunicado oficial.
Uma mudança inusitada confirmada foi a mudança de quem fica com a pole-position em finais de semana que tem a sprint, o piloto que anotar o tempo mais rápido no treino classificatório da sexta-feira ficará com a pole, ao invés do vencedor da sprint, como foi na última temporada. A Fórmula 1 confirmou a mudança do nome do evento de “Sprint Qualifying”para apenas “Sprint”.
O formato de corrida sprint, substituindo a classificação tradicional para definir o grid, foi adotado na última temporada da Fórmula 1 nos GPs da Inglaterra, Itália e São Paulo. Apenas os três primeiros colocados recebiam pontos, com o vencedor levando 3, o segundo com 2 e o terceiro com 1. Max Verstappen conquistou na primeira edição do formato, em Silverstone, enquanto Valtteri Bottas ganhou as Sprints de Monza e Interlagos.