Automobilismo

Fórmula 2: Bortoleto assume liderança do campeonato após corrida em Baku

Publicado em

Foto: Reprodução/Instagram
— Continua depois da publicidade —

O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto terminou a corrida em Baku deste domingo (15) na 4ªposição. Essa colocação, no entanto, foi o suficiente para o colocar na liderança do campeonato de pilotos da Fórmula 2, superando Isack Hadjar.

A etapa foi vencida por Richard Verschoor, seguido por Victor Martins e pelo futuro piloto da Mercedes, Kimi Antonelli. O destaque, além da liderança de Bortoleto, foi um acidente generalizado que deixou a corrida paralisada por meia hora.

Logo na largada, Maini, que corre pela Invicta Racing ao lado de Gabriel, ficou parado na pista. Maini acabou sendo atingido por e e Josep Martí, e Oliver Goethe. Ninguém se feriu, mas o incidente acionou a bandeira vermelha e a prova ficou paralisada. Na relargada, Bortoleto, que não se envolveu no acidente, manteve sua posição.

Publicidade

O brasileiro ainda esteve na vice-liderança provisoriamente antes da parada nos boxes, que o levou à 8ª  posição. Ele recuperou até voltar a sua posição de origem, terminando na 4 ª colocação.O pódio do domingo foi composto por Verschoor na liderança, seguido por Martins e Antonelli. Mas por causa do incidente, os pontos foram parcialmente atribuídos. Como apenas 17 voltas foram consideradas válidas, o líder recebeu 19 pontos, ao invés de 25.

Com a sua colocação, Bortoleto conquistou 10 pontos mais 1 extra pela volta mais rápida, deixando Baku com 15 pontos no total, pelas demais corridas. O brasileiro superou por 4,5 pontos o agora ex-líder Hadjar, que largou em 15º  e terminou a corrida fora da zona de pontuação. No Instagram, Bortoleto comemorou a liderança e agradeceu o apoio dos fãs:

“LÍDER! Foram 12 etapas para atingir a primeira posição do Campeonato. Nesse fim de semana, numa pista extremamente difícil, consegui somar pontos importantes. Hoje terminei na 4 ª colocação e agora estou com 169,5 pontos na liderança isolada da tabela. Não tem nada ganho…Seguiremos 100% focados e, nessa pausa de mais de 2 meses, vamos continuar trabalhando e nos preparando para as duas últimas etapas da temporada. Mais uma vez fica a minha gratidão pelo apoio e carinho que tenho recebido de todos aí no Brasil!”, escreveu o piloto.

Restam agora duas etapas da temporada de 2024. A próxima corrida acontece entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro, no circuito de Lusail, no Catar.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile