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Fórmula E abre temporada nove no México; Saiba mais sobre a prova

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A 9ª temporada e uma nova era do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E começam neste sábado (14) com a estreia competitiva do carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído – o Gen3 – no Hankook Mexico City E-Prix 2023, no circuito Autódromo Hermanos Rodriguez.

Uma multidão de 40.000 espectadores lotará as arquibancadas, com uma atmosfera de carnaval na famosa seção do estádio Foro Sol, recebendo os 22 pilotos das 11 equipes que competirão em um carro de corrida com desempenho no limite da inovação e ultrapassando os limites do EV tecnologia – o novo Gen3.

NOVAS EQUIPES, GRID DE CLASSE MUNDIAL

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Foi um período de entressafra movimentado, pois todas as equipes manobraram para o início da era GEN3 em uma boa posição. Apenas uma equipe manteve a mesma formação de pilotos que terminou na temporada passada.

A DS Automobiles fez parceria com a PENSKE AUTOSPORT, contratando dois dos maiores nomes do grid para iniciar sua campanha na 9ª temporada. O atual campeão Stoffel Vandoorne e o único bicampeão da Fórmula E Jean-Éric Vergne vão pilotar pela equipe DS PENSKE. A dupla foi altamente competitiva nos testes, registrando o segundo e o terceiro tempos mais rápidos, respectivamente. Vandoorne tentará montar uma forte defesa do título para igualar a honra única de duplo título de Vergne.

Dois nomes icônicos do automobilismo mundial – McLaren e Maserati – se alinham no grid da Fórmula E pela primeira vez nesta temporada.

O primeiro está entre os maiores nomes do automobilismo, com 20 títulos do Campeonato Mundial de Fórmula 1, 180 vitórias em Grandes Prêmios e três vitórias nas 500 milhas de Indianápolis, além de uma vitória nas 24 Horas de Le Mans na primeira tentativa.

René Rast, múltiplo campeão do DTM e ex-piloto da Fórmula E pela Audi, competirá no distinto carro da nova NEOM McLaren Formula E Team ao lado de Jake Hughes, que impressionou nos testes de pré-temporada ao registrar o quarto tempo mais rápido da semana.

Em parceria com a MSG Racing, a Maserati marca seu retorno à competição de monolugares pela primeira vez em mais de 60 anos e deve se tornar a primeira marca italiana a competir na Fórmula E. Tanto a Maserati quanto a McLaren citaram a Fórmula E como chave para seus programas de desenvolvimento de EV com o intenso laboratório esportivo do campeonato, conduzindo aprendizados desde a pista até os modelos de estrada.

A rica herança automobilística da Maserati é evidente ao longo de seu retorno às corridas: lançado nas ruas de Modena, sua cidade natal italiana, na icônica cor azul, o Maserati Tipo Folgore é uma homenagem ao primeiro carro de corrida do Trident, o Tipo 26.

A Maserati MSG Racing terá o retorno de Edoardo Mortara, que após ter tido a sua melhor campanha na Fórmula E com quatro vitórias entre seis pódios na temporada passada, terá ao seu lado um novo companheiro de equipe, Maximilian Guenther. Foi um começo forte para a equipe em Valência, onde Guenther liderou cinco das sete sessões cronometradas e estabeleceu o ritmo de referência na Espanha em um terceiro teste oficial da Fórmula E.

A Jaguar TCS Racing é a única equipe no grid a ter uma formação de pilotos inalterada. Mitch Evans estava em busca de seu primeiro título de campeão mundial de Fórmula E até o último fim de semana da temporada passada, terminando com o vice-campeonato. Do outro lado da garagem, o companheiro de equipe Sam Bird estava frustrado com uma lesão que o impediu de participar das duas últimas corridas da temporada – números 99 e 100 na história da Fórmula E – deixando Lucas di Grassi se tornar o único piloto a alcançar o façanha de sempre estar presente nos grids da categoria de carros elétricos.

André Lotterer se junta a Jake Dennis na equipe de Fórmula E Avalanche Andretti, movida com o powertrain da Porsche, enquanto o campeão da 6ª temporada, António Félix Da Costa, fará parceria com Pascal Wehrlein na equipe de Fórmula E da TAG Heuer Porsche.

Nick Cassidy permanece na Envision Racing, onde se juntou ao piloto de longa data da Nissan e campeão da segunda temporada, Sébastien Buemi.

A saída de Buemi significa que a Nissan Formula E Team também tem uma formação totalmente renovada com Norman Nato e Sacha Fenestraz, que substituíram Antonio Giovinazzi em Seul na última corrida da 8ª temporada.

A Mahindra Racing dá as boas-vindas ao ‘Mr 100’ e campeão da terceira temporada, Lucas di Grassi, que será parceiro de Oliver Rowland.

A NIO 333 Racing manteve Dan Ticktum, que fará parceria com Sérgio Sette Câmara, que teve desempenhos impressionantes no ano passado pela DRAGON/PENSKE AUTOSPORT, enquanto Robins Frijns e Nico Mueller competirão pela nova ABT CUPRA Formula E Team.

GEN3: UM ENORME SALTO DE TECNOLOGIA

As 11 equipes e 22 pilotos do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E tiveram testes privados e três dias juntos em Valência para aumentar a quilometragem e se familiarizar com seu novo carro de corrida GEN3.

O GEN3 é um grande salto no desenvolvimento tecnológico e inovação com engenheiros da FIA e da Fórmula E, entregando o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído, ultrapassando os limites do desenvolvimento de EV.

Capaz de atingir uma velocidade máxima de 200 mph (322 km/h), é 53 kg mais levee com um chassi menor otimizado para corridas de rua. O trem de força agora possui duas partes, sendo que o dianteiro adiciona 250kW enquanto mais 350kW são gerados na traseira, mais do que dobrando a capacidade regenerativa do carro em relação ao seu antecessor, o Gen2, chegando a 600kW, com mais de 40% da energia usada na corrida regenerada durante a frenagem.

ATUALIZAÇÕES ESPORTIVAS PARA A TEMPORADA 9

Juntamente com a tecnologia revolucionária na pista, os regulamentos esportivos da Fórmula E passaram por atualizações alinhadas à era Gen3. Um total de volta substituirá o tempo na definição da distância da corrida, com voltas extras sendo adicionadas para as interrupções do Safety Car e Full Course Yellow durante a corrida.

A Hankook Tire torna-se o parceiro técnico exclusivo e fornecedor de pneus do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E a partir da 9ª temporada. Dois anos de pesquisa e desenvolvimento foram dedicados à produção do pneu Hankook iON Race, que na Fórmula E é usado em todas as condições, molhadas e secas . Quase 30 por cento do novo pneu é feito de materiais sustentáveis, enquanto a Hankook recicla completamente cada conjunto de pneus após o uso.

RETORNO À CIDADE DO MÉXICO

A Fórmula E faz neste sábado a sétima visita a um circuito que marca presença no calendário desde a 2ª temporada, com exceção de uma viagem a Puebla na 7ª temporada – Autódromo Hermanos Rodriguez.

O circuito de 19 curvas e 2.630 km é uma mistura perfeita de longas e rápidas retas e uma seção técnica interna que passa direto pela lendário setor do estádio Foro Sol, onde dezenas de milhares de torcedores se sentam.

Uma nova chicane foi adicionada na reta final nesta temporada, enquanto a zona de ativação do Modo de Ataque agora está do lado de fora da curva 15, na saída da seção do estádio, apresentando mais um desafio aos pilotos.

Na última temporada, a TAG Heuer Porsche Formula E Team dominou a Cidade do México e conquistou sua primeira vitória no Campeonato Mundial ABB FIA Formula E.

Pascal Wehrlein recebeu a bandeirada seguido pelo companheiro de equipe Andre Lotterer, garantindo uma dobradinha da Porsche com a equipe realizando uma volta extra com apenas alguns segundos restantes no relógio, praticamente no limite das baterias de ambos os carros.

FATOS DA CIDADE DO MÉXICO

– O México tem sido um dos pilares do calendário da Fórmula E desde sua aparição inicial na 2ª temporada, com a Cidade do México sediando além da 7ª temporada atingida pela Covid (com Puebla preenchendo a lacuna). Apenas a Alemanha (16) e os EUA (13) receberam mais corridas do que o México (8).

– O Hankook Mexico City E-Prix 2023 será executado em um novo layout de pista com uma chicane sendo adicionada após a Curva 8, tornando o circuito a configuração mais longa da Fórmula E em torno do Autódromo Hermanos Rodríguez.

– O layout de 19 curvas será a quarta configuração diferente nos sete E-Prix da Cidade do México.

– Após oito anos da temporada da Fórmula E começando na Ásia, a Fórmula E começará sua jornada Gen3 na América do Norte, com a Cidade do México sendo a quarta cidade a sediar a abertura (depois de Pequim, Hong Kong e Diriyah).

– A corrida de abertura nem sempre é um indicador claro de quem vai conquistar o campeonato na Fórmula E. Em apenas duas temporadas o Campeão de Pilotos venceu a corrida de abertura (Sébastien Buemi na 2ª temporada e Nyck de Vries na 6ª temporada).

– Lucas di Grassi venceu a corrida da 3ª temporada na Cidade do México em 15º no grid, a posição mais baixa de qualquer piloto que tenha vencido um E-Prix.

– Das seis corridas anteriores na Cidade do México, Sébastien Buemi subiu ao pódio três vezes, mais do que qualquer outro piloto.

– António Félix da Costa chega à sua primeira corrida de Fórmula E com a sua nova equipa, a Porsche. Da Costa espera que ele comece a era Gen3 da mesma forma que começou a Gen2, que é com uma vitória.

– Sébastien Buemi, Sam Bird e Lucas di Grassi são os únicos pilotos que correram em todas as corridas de abertura da temporada (cada um com pelo menos uma vitória na abertura da temporada).

– A última visita à Cidade do México viu Pascal Wehrlein conquistar sua primeira vitória na Fórmula E. Sete pilotos chegam à Cidade do México em busca de sua primeira vitória na Fórmula E.

– A NIO 333 Racing iniciará a 9ª temporada com a dupla de pilotos mais jovem do grid (com idade média de apenas 24 anos e 45 dias). A Mahindra Racing começará a temporada com a dupla de pilotos mais velha (com idade média de 34 anos e 156 dias).

– As três últimas Poles Positions de Julius Baer na Cidade do México foram conquistadas por pilotos alemães. No entanto, a pole position nem sempre é o lugar certo na Cidade do México, com três dos seis pole positions falhando em chegar à bandeira quadriculada.

– Largar em último na Cidade do México nem sempre é a derrocada do fim de semana de um piloto. Em três dos últimos quatro E-Prixs da Cidade do México, o piloto que largou em último somou pontos (com um nono lugar em cada situação).

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >

Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato – media@fiaformulae.com

Sobre a ABB  > >

A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

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