Automobilismo
Fórmula E desembarca em Berlim para rodada dupla
— Continua depois da publicidade —
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E terá a nona etapa realizada no Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, na Alemanha, neste fim de semana.
A competição terá duas corridas, que ocorrerão no sábado (22) e no domingo (23), marcando a metade da competição.
O traçado do aeroporto de Tempelhof é um desafio único para os pilotos, com 2.355 km de extensão e 10 curvas, além de uma superfície de concreto que prejudica o gerenciamento de energia do Gen3.
Berlim é a única cidade que sediou uma corrida em todas as temporadas da Fórmula E, com 16 no total.
Exceto na segunda temporada, todas as temporadas foram realizadas no aeroporto nos arredores da capital alemã.
Os brasileiros Lucas di Grassi e Sérgio Sette Câmara estão confirmados para a corrida na Alemanha, buscando subir na tabela de classificação, ocupando atualmente o 12º e o 15º lugares, respectivamente.
Lucas di Grassi, que corre pela Mahindra Racing, espera usar sua experiência em Berlim para subir na classificação.
O piloto tem duas vitórias na carreira na Alemanha conquistadas na época em que corria pela Audi na Fórmula E.
”Estamos ainda muito longe da competitividade. Falta muito desenvolvimento. E nossa missão agora é correr atrás de soluções para esse problema, com mais foco em 2024 do que agora”, disse Lucas di Grassi.
Quanto a Sérgio Sette Câmara, o piloto brasileiro da NIO 333 Team busca conquistar novos pontos para a sua equipe.
Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, lidera a classificação geral da competição.
A pressão sobre Jake Dennis (Avalanche Andretti), segundo colocado na tabela de classificação do campeonato, aumentou após não ter pontuado na última etapa em São Paulo.
Pascal Wehrlein segue liderando a competição com 86 pontos, seguido por Dennis com 62 pontos. Nick Cassidy (Envision Virgin Racing) subiu na classificação e ocupa a terceira colocação, um ponto atrás de Dennis. Jean-Eric Vergne (DS Penske) e António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) conquistaram pontos importantes em São Paulo e estão com 60 e 58 pontos, respectivamente.
Na classificação de equipes, a TAG Heuer Porsche segue liderando com 144 pontos, seguida pela Envision Virgin Racing, que ultrapassou DS Penske e Avalanche Andretti.
A equipe alemã venceu três das seis etapas realizadas até o momento no campeonato e chega à “corrida de casa” como favorita.
No entanto, o desempenho de Jaguar e Envision em São Paulo acende um alerta na líder do mundial, que pode ter seu domínio ameaçado neste fim de semana diante de sua torcida.