Z - Agência ENM

Fórmula E desembarca em Xangai pela primeira vez

Anteriormente, a China recebeu E-Prix em Sanya e Hong Kong.

Publicado em

— Continua depois da publicidade —

Após quatro temporadas, o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA retorna à China, o país onde tudo começou.

Em 2004, Pequim foi o palco da primeira corrida de carros elétricos, vencida pelo brasileiro Lucas di Grassi.

Neste fim de semana, a série de carros totalmente elétricos estará em Xangai pela primeira vez, marcando a estreia da cidade na Fórmula E, que agora está em sua décima temporada.

Publicidade

Anteriormente, a China recebeu E-Prix em Sanya e Hong Kong.

Os organizadores destacam que a corrida de Xangai 2024 é uma forma ideal de celebrar os dez anos da categoria como o primeiro esporte a motor totalmente elétrico. Este ano, 22 pilotos de 11 equipes competem em condições iguais para somar pontos valiosos para o campeonato.

“Continuamos a ultrapassar os limites da mobilidade elétrica, assim como a China faz no desenvolvimento e adoção de veículos elétricos”, disse Alberto Longo, cofundador e diretor do campeonato da Fórmula E.

“Correr em Xangai é altamente simbólico para a Fórmula E, e também será um fim de semana de corrida incrível para os fãs. Há uma base apaixonada no país e mal podemos esperar para que eles experimentem um estilo completamente novo de corrida a motor em um dos locais de automobilismo mais importantes do mundo”.

O E-Prix de Xangai 2024 será realizado às 7h no Horário de Brasília, com transmissões pela Band e pelo Grande Prêmio.

Para a estreia da Fórmula E em Xangai, alguns pilotos se destacam. O suíço Sébastien Buemi (Envision Racing), que já teve sucesso na Fórmula E na China, é atualmente o único piloto no grid a ter vencido duas vezes no país.

Outro concorrente forte é o português António Félix da Costa (Tag Heuer Porsche), que recentemente conquistou uma vitória em Berlim. O britânico Sam Bird (McLaren), que já venceu no país asiático, retorna ao cockpit após perder três provas devido a uma mão quebrada.

A equipe chinesa ERT Formula E Team, presente no campeonato desde a sua inauguração, espera um bom desempenho em casa após o E-Prix de Misano 2024, onde obteve seu melhor resultado em seis anos com os pilotos britânico Dan Ticktum e o brasileiro Sergio Sette Câmara.

O campeonato será realizado no Circuito Internacional de Xangai, uma instalação de primeira linha conhecida por seu layout único que se assemelha ao caractere chinês “上” (shang), que significa ‘superior’. Projetado para eventos globais de automobilismo de ponta, o circuito oferece uma combinação desafiadora de retas de alta velocidade e curvas apertadas, incluindo o loop das curvas 1 e 2.

O traçado de 3.051 km no sentido horário é uma versão encurtada do circuito tradicional, permitindo mais voltas com os recursos adicionais que compõem todos os E-Prix da Fórmula E.

Fórmula E (Foto: Fórmula E)

Com o campeonato se preparando para as últimas seis corridas, a classificação atual é a seguinte: o neozelandês Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) lidera, seguido de perto pelo alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche). Ambos são os únicos pilotos com duas vitórias cada na temporada.

O britânico Oliver Rowland (Nissan), com uma vitória e cinco pódios adicionais, está apenas seis pontos atrás de Wehrlein.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile