Automobilismo
Fórmula E: NEOM McLaren quer levar história da Fórmula 1 para categoria de carros elétricos
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Equipe britânica sonha com título
O grid da Fórmula E na 9ª temporada terá um novo time que promete chamar a atenção e todos os fãs do automobilismo. Afinal de contas, qual fã de carro não conhece a McLaren, não é mesmo?
A equipe britânica, que é uma das maiores vencedoras da história da Fórmula 1, agora marcará presença no grid da Fórmula E, com seus carros na cor mamão papaia disputando curva a curva com outras montadoras. E é claro que a ideia é lutar por vitórias, e títulos.
A McLaren foi responsável pelas baterias do Gen2, e ao final da sétima temporada revelou seu desejo de entrar no grid da Fórmula E. Após algumas negociações, o time de Woking assumiu a vaga da Mercedes Benz EQ, que deixou a categoria ao final do oitavo ano.
A passagem da Mercedes na Fórmula E foi curta, mas vencedora. Depois de disputar a quinta temporada com uma equipe satélite, nas três temporadas seguintes a montadora passou a ter um time de fabricante e a Mercedes Benz EQ não deu muitas chances para as adversárias, conquistando dois títulos entre pilotos e equipes.
No sétimo ano, o título ficou com o holandês Nyck de Vries, o que fez com que ele chamasse a atenção das equipes da Fórmula 1 e conseguisse ao final do ano passado uma vaga na Alpha Tauri. Já o título do oitavo ano foi de Stoffel Vandoorne.
McLaren protagonista?
Não dá para olhar para o grid da Fórmula E e imaginar que a McLaren será apenas mais um time. Afinal de contas, estamos falando de uma marca vencedora nos esportes, com títulos na Fórmula 1 e vitórias na Indy e 24 Horas de Le Mans.
Claro que existe o tempo de adaptação, mas a McLaren tem um trunfo: o time adquiriu toda a estrutura da bicampeã Mercedes, o que já a coloca em uma boa posição para começar a sua trajetória no Mundial de Carros Elétricos.
Como não teve tempo hábil para desenvolver seu powertrain, a McLaren usará nesta temporada o Nissan e-4orce 04. Ian James, que era o chefe da Mercedes nos campeonatos anteriores, segue a frente do time de Woking.
A dupla de pilotos é uma boa combinação. De um lado, o único estreante entre os 22 pilotos da temporada, o britânico Jake Hughes, que após ter ficado como piloto reserva da Mercedes na temporada passada, agora conseguiu uma vaga de titular.
Apesar da inexperiência na categoria, Hughes é um dos pilotos que teve mais tempo de aprender tudo sobre o Gen3, já que foi o piloto de testes dos modelos iniciais do novo carro da Fórmula E, tanto nas pistas quanto nos simuladores.
Ao lado dele, um piloto experiente: o multicampeão do DTM René Rast, que já esteve no grid da Fórmula E anteriormente, quando disputou o Festival de Berlim no final da sexta temporada, e o ano seguinte completo pela Audi. Após um ano de hiato, o piloto alemão retorna a categoria.
Nos testes de pré-temporada em Valência, a McLaren teve um bom desempenho, principalmente com Hughes, que em boa parte dos testes esteve entre os primeiros colocados. Ele também foi o vencedor da corrida teste realizada no circuito Ricardo Tormo, seguido pelo companheiro de equipe René Rast.
Com todo seu histórico no automobilismo mundial, a McLaren vem para ser protagonista na Fórmula E. O time começou bem, com uma boa dupla de pilotos e com toda a estrutura da bicampeã Mercedes a sua disposição. Não é a toa, que mal chegou e já está entre os favoritos, mas a inexperiência de Hughes pode ser um problema nesta temporada.
Nome da equipe: NEOM McLaren
País de Origem: Reino Unido
Sede: Woking, Reino Unido
Corridas disputadas: 0 eprix
Nome do Piloto: Jake Hughes
País: Reino Unido
Número do carro: 5
Idade: 28 anos
Corridas disputadas: 0 eprix
Nome do piloto: René Rast
País: Alemanha
Número do carro: 58
Idade: 36 anos
Corridas disputadas: 22 eprix
Vitórias: 0
Pódios: 2
Pole Positions: 0
Pontos totais na Fórmula E: 107 pontos
Voltas Rápidas: 2
Voltas na liderança: 0 voltas