Automobilismo

Fórmula E terá apenas mulheres na pista em Jarama, na Espanha

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Carro de Lucas Di Grassi será pilotado pela japonesa Miki Koyama (Lola Yamaha ABT) - Foto: Divulgação
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Nesta quinta-feira (7/11), a Fórmula E concluiu suas duas últimas sessões de testes de pré-temporada no Circuito de Jarama, na Espanha. Porém, o que realmente atraiu atenção para o evento foi a agenda de sexta-feira, que será inteiramente dedicada a pilotos mulheres, marcando um passo histórico para o automobilismo. Esta iniciativa visa abrir espaço para talentos femininos no caminho rumo às principais categorias, como a própria Fórmula E e a Fórmula 1.

Com uma lista de 19 pilotas, o dia exclusivo foi pensado para dar visibilidade e oportunidades reais a mulheres na categoria elétrica. Entre as participantes, destacam-se nomes como a colombiana Tatiana Calderón e a suíça Simona de Silvestro, já experientes no automobilismo, e a japonesa Miki Koyama, mais conhecida por seu histórico em corridas de Turismo, que estará ao volante do carro da Lola, atualmente pilotado por Lucas Di Grassi.

A iniciativa busca incentivar uma maior participação feminina, além de possibilitar que equipes observem o desenvolvimento e o desempenho dessas competidoras em uma pista oficial da categoria. Essa ação reflete o compromisso da Fórmula E com a inovação e com uma inclusão mais ampla no automobilismo, historicamente dominado por homens.

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Lucas Di Grassi, que acompanhou os testes, elogiou a ação: “A Fórmula E é uma categoria realmente focada na inovação. Este teste é algo fantástico em termos de dar oportunidade a novas pilotas. Estou torcendo para que elas se adaptem rapidamente ao carro e consigam registrar bons tempos”, disse o brasileiro. Ele ainda comentou a ausência de uma pilota brasileira no grupo, mas expressou otimismo: “Sei que no Brasil há algumas garotas trabalhando sério para chegar a campeonatos mundiais. Seria muito legal ter uma brasileira em breve aqui com a gente”.

Esta ação da Fórmula E reforça o interesse em ampliar a diversidade na categoria e abrir portas para que cada vez mais mulheres tenham espaço nas principais competições do automobilismo mundial.

Dois dias de teste para os homens

Os dois primeiros dias em Jarama contou com uma simulação de corrida entre os pilotos regulares da categoria elétrica. Em meio a performances de alto nível, o alemão Pascal Wehrlein, da Porsche, saiu vencedor da simulação, que marcou o fim dos treinos com uma lista inteiramente masculina. No dia, o alemão David Beckmann registrou o tempo mais rápido, com uma volta de 1min27s755, enquanto o brasileiro Lucas Di Grassi, da Lola Yamaha ABT, ficou com o 16º melhor tempo, marcando 1min29s210.

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Esses dois dias de treino foram essenciais para os pilotos ajustarem os últimos detalhes antes da temporada, marcada para começar em 7 de dezembro no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Durante os testes, as equipes focaram no desenvolvimento dos carros e na coleta de dados que servirão para aprimoramentos, especialmente em aspectos de eficiência e controle do consumo de energia, que são críticos na Fórmula E. Di Grassi comentou sobre o trabalho intenso nos dois dias: “Trabalhamos bastante nestes dias e vimos em quais direções temos que evoluir. Nos próximos dias o trabalho será todo dentro da oficina, analisando e implantando soluções baseadas nos dados que colhemos aqui”, explicou o brasileiro.

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