Fortaleza
Fortaleza conhece seu próximo rival na Copa Sul-Americana
Com uma campanha praticamente irretocável no grupo H, o tricolor cearense se classificou sem sustos para a fase oitavas de final
— Continua depois da publicidade —
O Fortaleza já sabe qual será seu próximo adversário nas oitavas de final da Copa Sul-Americana: os comandados de Juan Pablo Vojvoda enfrentarão o tradicional Libertad do Paraguai.
Com uma campanha praticamente irretocável no grupo H (onde venceu cinco e sofreu apenas um revés), o tricolor cearense se classificou sem sustos para a fase oitavas de final do segundo torneio mais importante do continente. O rival Libertad por sua vez, precisou de uma fase preliminar diante dos argentinos do Tigres para avançarem para a fase adiante.
Apesar de tradicional tanto no cenário nacional quanto fora do Paraguai, o Libertad nunca venceu uma competição de nivel continental. Com 19 participações na Libertadores e 13 na Copa Sul-Americana, o “Albinegro” tem como melhores campanhas um terceiro lugar em cada competição. Na temporada atual a equipe é a atual campeã do Apertura e líder no Clausura (lembrando que no Paraguai temos os dois campeonatos dentro de um mesmo ano) e chegou a Sul-Americana após um 3º lugar na fase de grupo da Libertadores em um chaveamento que continha Athletico, Atlético Mineiro e Allianza Lima-PER
Pese a temporada da equipe paraguaia, o Fortaleza por sua vez faz uma campanha regular em 2023 até o momento: eliminado para o maior rival na Copa do Nordeste, campeão cearense e o 9º no Campeonato Brasileiro.
A premiação estipulada pela Conmebol ao clube que passar para a fase de quartas de final é o montante de US$ 600 mil (cerca de R$ 2,8 milhões). O vencedor do confronto entre Fortaleza x Libertad enfrentará o vencedor do duelo entre Bragantino e América MG.