Fortaleza

Fortaleza enfrentou um nordestino na Copinha pela nona vez

Desde 2005, Fortaleza tem um considerável histórico de confrontos contra nordestinos na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Publicado em

(Foto: Felipe Honorato)
— Continua depois da publicidade —

A Copa São Paulo de Futebol Júnior terminou de forma frustrante para o Fortaleza. Neste domingo (14), o Leãozinho acabou derrotado pelo CRB-AL, por 1×0, em Jaú, na terceira fase da competição e se despediu de São Paulo com quatro vitórias e uma derrota. O jogo contra o CRB foi a revanche da fase de grupos, em Assis. Na primeira fase, o Tricolor venceu o duelo nordestino por 4×3 e encaminhou a liderança da chave.

Os jogos contra o CRB nesta edição do principal torneio de base do Brasil não foram os primeiros do Fortaleza contra nordestinos. O próprio CRB cruzou o caminho do Tricolor na Copinha de 2014. No grupo N, com sede em Indaiatuba, os dois nordestinos dividiram o Estádio Gigante da Vila Industrial com Ponte Preta e Primavera-SP. O Fortaleza terminou com apenas um ponto, na lanterna, depois de empatar com o Primavera na última rodada. Antes de perder pra Ponte, o Leãozinho foi massacrado pelo CRB, por 6×0, na estreia da competição.

Siga o Esporte News Mundo no FacebookTwitterYouTubeInstagramThreads e TikTok.

Publicidade

O primeiro jogo do Fortaleza contra um adversário do Nordeste aconteceu em 2005. Há 19 anos, o Tricolor ficou no grupo P, com Nacional-SP, Portuguesa-SP e o Porto, de Pernambuco. O único ponto conquistado pela molecada do Leãozinho foi justamente contra os pernambucanos, num empate por 2×2. As derrotas para a dupla paulista deixaram o Fortaleza na lanterna da chave.

Em 2009, o Fortaleza teve uma de suas melhores participações na Copinha. No grupo F, em Taboão da Serra, o Tricolor venceu os três jogos e avançou com 100% de aproveitamento. A estreia, contra o Vitória, da Bahia, foi importante pra conseguir seguir na competição. 3×2 contra o rival baiano e o Fortaleza ainda goleou o time da casa, Taboão da Serra, e venceu o Rio Preto-SP. O Leãozinho ainda eliminaria o Flamengo na segunda fase, antes de cair nos pênaltis contra o Athletico, nas oitavas.

Em 2013, o Fortaleza terminou na primeira posição do grupo P, mas teve uma fase de grupos bem complicada. Foram dois empates, contra São Bernardo-SP e Caxias-RS, e uma vitória, contra o JV Liberal, do Maranhão. O jogo contra a equipe, que hoje joga a segunda divisão do campeonato maranhense, terminou em 2×1 pro Tricolor. Os outros dois jogos terminaram em 1×1. O Leão ainda passou pelo Botafogo na segunda fase, mas foi eliminado nas oitavas depois de ser goleado pelo São Paulo.

Em 2018, o Tricolor voltou a encontrar uma equipe do Nordeste na Copinha, mas apesar da vitória, acabou eliminado na primeira fase. O Fortaleza ficou na terceira posição do grupo 19, num empate triplo com Volta Redonda-RJ e Itapirense-SP, todos com cinco pontos. O Fortaleza empatou contra os dois líderes e venceu o Estanciano, do Sergipe, por 3×2. A vitória contra o pequeno time sergipano não foi o suficiente e o Fortaleza foi eliminado nos critérios de desempate.

+ Goleiro Santos é anunciado pelo Fortaleza

No ano seguinte, o Fortaleza enfrentou mais dois times nordestino na Copinha. Na fase de grupos, o Tricolor dividiu a liderança com o Primavera-SP, com sete pontos, depois de empatar contra o time paulista e vencer o Sertãozinho-SP e o Queimadense, da Paraíba. A vitória por 2×0 contra o paraibanos, na primeira rodada, ajudou o time a alcançar a segunda fase, quando o Leãozinho encontrou o Visão Celeste, do Rio Grande Norte. Os meninos do jovem clube potiguar, fundado em 2010, caminhavam pra uma campanha histórica e venceram o Fortaleza por 2×1. O Visão Celeste chegou até às oitavas de final, quando foram derrotados pelo Corinthians.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile