Fortaleza entra na última rodada precisando de uma combinação específica para ir à Libertadores; confira
— Continua depois da publicidade —
A disputa pelas últimas vagas para a Copa Libertadores da América é a principal atração dessa reta final do Campeonato Brasileiro. Nessas últimas rodadas, o cenário já se modificou várias vezes: novos clubes entraram na disputa, outros entraram em perigo de não entrar e também tiveram times que com altos e baixos nesta reta final.
O Fortaleza atualmente é o 10º colocado com 52 pontos. Na última rodada, vai enfrentar o Santos fora de casa, mas só a sua vitória não é o suficiente para garantir vaga no torneio continental. Ao todo, são seis equipes disputando três vagas, com uma ligeira vantagem para Athletico-PR e Atlético-MG, que possuem 55 pontos.
No entanto, as duas equipes com mais pontos nessa disputa são as que precisam tropeçar para o Fortaleza poder triunfar. Se ambas perderem, o Leão ganha duas posições se derrotar o Santos. Ou seja, as vitórias de Botafogo, contra o Furacão, e Corinthians, contra o Galo, serão importantes para o Tricolor Cearense.
Ainda nesse cenário hipotético, o Fogão ocuparia uma das três posições, o Fortaleza outra e o América-MG fecharia o grupo, pois enfrenta um praticamente rebaixado Atlético-GO em casa. Outra possibilidade é a vitória do Athletico-PR e a derrota do Atlético-MG, com as vitórias de Coelho e Leão.
Por conta da concorrência e do confronto direto entre Athlético-PR e Botafogo, as opções do Fortaleza são bastante difíceis, mas não impossíveis. Primeiro, é preciso vencer o Santos, na Vila Belmiro, neste domingo (13), às 16 (de Brasília), para sonhar. O resto dos jogos não está no poder do time cearense.