Fortaleza

Fortaleza quer superar as quartas de final da Copinha pela primeira vez

Molecada do Fortaleza estreia contra Castanhal-PA e querem superar os times de 2008 e 2023, que chegaram até às quartas de final.

Publicado em

(Foto: Gero Rodrigues/Fortaleza)
— Continua depois da publicidade —

Como de costume, a primeira competição de futebol do ano é a Copa São Paulo de Futebol Júnior. A Copinha começa nesta terça-feira (2) e promete ser emocionante como em todos os anos. O Fortaleza quer, em 2024, superar sua melhor campanha na história do torneio, com um time comandado por Leonardo Porto, que teve ótimas atuações em 2023, mas pecou no momento final. Foi assim no Campeonato Cearense da categoria e no torneio preparatório pra Copinha no fim de 2023, entre os clubes cearenses que estarão em São Paulo e o Tiradentes-PI.

Siga o Esporte News Mundo no FacebookTwitterYouTubeInstagramThreads e TikTok

No grupo 11, com sede em Assis, há 434 quilômetros da capital paulista, o Leão vai enfrentar o Castanhal-PA, o CRB-AL e o VOCEM-SP, dono da casa. Contra paraenses e paulistas, o Fortaleza vai fazer seu primeiro jogo na história, contando também o time profissional. O CRB é um velho conhecido, com 31 jogos em toda a história, por Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro nos profissionais. Os times sub-20 se enfrentaram uma vez, em 2016, pela Copa do Nordeste da categoria e terminou com vitória Tricolor por 1×0.

Publicidade

O Fortaleza vai pra sua 20ª participação na Copa São Paulo. A primeira vez que o Leãozinho disputou o torneio foi em 1998 e acabou na lanterna do grupo com Lousano Paulista-SP, São Paulo e Botafogo-RJ. O Tricolor voltou a disputar em 2005, ficando também na última posição do grupo com Nacional-SP, Portuguesa-SP e Porto-PE. Desde lá, o Fortaleza participa com regularidade do torneio em São Paulo, disputando todas as edições.

As melhores campanhas do Fortaleza pararam nas quartas de final. Em 2008, o Fortaleza foi líder do grupo com CENE-MS, Paulista-SP e Campinas-SP, somando seis pontos. Na segunda fase, o Leão passou pelo Coritiba e eliminou o Corinthians nas oitavas. A molecada Tricolor acabou sendo goleada pelo Rio Branco-SP, nas quartas, por 4×1. O time paulista acabou vice-campeão naquele ano, perdendo a final pro Figueirense.

+ Fortaleza é o primeiro nordestino a jogar a Série A seis anos seguidos

Em 2023, o Fortaleza repetiu o ótimo resultado, mas acabou com um final bem parecido. Segundo lugar no grupo com Remo-PA, Juventus-SP e São Caetano-SP, o Fortaleza passou por pouco, com quatro pontos conquistados, mas deslanchou no mata-mata. Passou pelo XV de Piracicaba-SP na segunda fase, reencontrou o Remo na terceira e venceu por 2×0, bateu o Ibrachina-SP nas oitavas, mas terminou sendo eliminado pelo Santos, nas quartas, perdendo por 2×1.

Pra esta edição, o Tricolor quer ir mais longe e fazer a melhor campanha, não só do clube, mas do futebol cearense na Copinha. O primeiro passo dos novos talentos do Fortaleza vai ser dado na quarta-feira (3), contra o Castanhal, no Estádio Antonio Viana da Silva, o Tonicão, às 15h.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile