Fortaleza

Fortaleza tem Transfer Ban suspenso e pode contratar em 2024

Fortaleza consegue suspensão de Transfer Ban e está livre pra fazer contratações e inscrever jogadores na janela de transferências de janeiro.

Publicado em

(Foto: Mateus Lotif/Fortaleza)
— Continua depois da publicidade —

Nesta quarta-feira (13), o Fortaleza divulgou em todas as suas redes e em seu site oficial uma ótima notícia para 2024. O clube conseguiu a suspensão do Transfer Ban, imposto pela Tribunal de Demandas da FIFA em novembro depois de uma ação do Colo-Colo-CHI contra o Tricolor, por conta da contratação de Juan Martin Lucero, no início deste ano. O Fortaleza informou que a Corte Arbitral do Esporte (CAS) suspendeu todos efeitos da decisão anterior.

Siga o Esporte News Mundo no FacebookTwitterYouTubeInstagramThreads e TikTok

Com a suspensão do Transfer Ban, o Fortaleza estará apto pra fazer novas contratações a partir de 11 de janeiro de 2024, quando a próxima janela de transferências vai abrir aqui no Brasil. A alegação do Fortaleza era de que o clube não poderia ser punido antes de um novo julgamento do caso Lucero, que só deve acontecer no segundo semestre do ano que vem. Até lá, o Fortaleza segue sua vida normal dentro e fora de campo.

Publicidade

Além do departamento jurídico do próprio clube, o Fortaleza ainda contou com um assessoria externa para o caso e a diretoria, liderada pelo CEO Marcelo Paz, sempre se manteve tranquila quanto a possibilidade de fazer contratações nas janelas de 2024. Com o documento oficial, emitido pelo CAS, o clube está liberado da punição.

Veja a nota na íntegra

“O Fortaleza Esporte Clube informa que a Corte Arbitral do Esporte, através de decisão concedida na presente data, SUSPENDEU TODOS OS EFEITOS da decisão do Tribunal de Demandas da FIFA, que havia determinado a imposição de proibição de registrar novos atletas (TransferBan).

Portanto, o Fortaleza EC encontra-se livre para realizar contratações nas próximas janelas de transferências.

O clube aguardará novo julgamento perante o CAS, oportunidade em que o teor integral do processo será reapreciado.”

+ Fortaleza é o primeiro nordestino a jogar a Série A seis anos seguidos

O caso Lucero

Em abril de 2023, o Colo-Colo acionou a FIFA contra o Fortaleza e contra Lucero, alegando que o clube teria aliciado o centroavante argentino a quebrar seu contrato, que não tinha uma cláusula de rescisão. O clube chileno pediu uma compensação em dinheiro de R$ 10 milhões, além da suspensão do atacante por quatro meses e do Transfer Ban ao Fortaleza por duas janelas de transferências. A FIFA chegou a punir Lucero, em agosto, mas o Fortaleza logo conseguiu um efeito suspensivo e o argentino ficou de fora apenas do confronto contra o Libertad-PAR, no Castelão, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile