Olimpíadas
França vence Egito na prorrogação e está na final do futebol masculino
— Continua depois da publicidade —
Na prorrogação, o herói francês, Jean-Philippe Mateta, marcou mais um gol decisivo e a França venceu o Egito por 3 a 1 pelo futebol masculino nas Olimpíadas 2024. A partida garantiu a França na disputa pela medalha de ouro.
A final vai acontecer na próxima sexta-feira (09) contra a Espanha. Egito e Marrocos vão disputar o bronze na quinta-feira (08).
O jogo
Na primeira etapa, apesar da posse de bola ser maior do Egito (55% a 45%) , a França foi a equipe que mais tentou o ataque, mas não criou muitas chances. É até complicado lembrar de uma boa chance na primeira metade, além do cabeceio de Loic Badé, da França, aos 39 minutos, na trave do goleiro egípcio.
O que faltou de emoção no primeiro tempo, sobrou depois do intervalo. Os anfitriões voltaram melhor do vestiário e foram mais incisivos em direção ao gol. Porém, aos 62 minutos Mahmoud Saber marcou para a seleção do Egito. Em boa jogada pela direita, Saber recebeu o cruzamento e precisou chutar duas vezes para vencer a defesa e o goleiro francês. O time do técnico brasileiro Rogério Micale estava à frente do placar.
A partida ficou morna até os 83 minutos, quando a ex-dupla do Crystal Palace empatou o jogo para os “Les Bleus”. Michael Olise (que se transferiu para o Bayern de Munique) fez jogada espetacular e assistiu para Jean-Philippe Mateta empatar a partida. A França cresceu nos minutos finais e não conseguiu empatar até os minutos finais. No segundo minuto dos acréscimos, o juiz Said Martinez foi até o VAR e não marcou o possível pênalti que seria para os franceses.
No início da prorrogação, Omar Fayed, que tomou amarelo reclamando antes do VAR, tomou o segundo cartão e foi expulso. Com a missão mais complicada com um a menos, Egito sucumbiu à pressão da França e Mateta marcou mais um pela França.
Um dos melhores em campo coroou a sua exibição com o gol que encerrou as chances do Egito. Michael Olise fez o três a um no segundo tempo da prorrogação e garantiu a França na final.