Futebol Internacional
França suporta pressão, vence a Bélgica e se mantém na vice-liderança de seu grupo
Mesmo com a expulsão de Tchouaméni no fim, os gols de Kolo Muani garantiram a vitória dos franceses
— Continua depois da publicidade —
Jogando fora de casa, em Bruxelas, a França venceu a Bélgica por 2 a 1, no estádio Rei Balduíno. Kolo Muani marcou os dois gols franceses, enquanto Openda marcou para os belgas. Com o resultado, os azuis ficam na segunda posição do Grupo 2 da Liga A com nove pontos. Confira como foi a partida abaixo:
Primeiro tempo
A partida começou sendo equilibrada. A Bélgica, dona da casa, não tinha o controle da posse de bola, mas era objetiva quando chegava ao ataque. Por outro lado, a França tinha mais a posse, mas não conseguia converter isso em chances de gols.
A partir da metade da primeira etapa, os belgas passaram a dominar a partida e estiveram perto de abrir o placar. Aos 17′, Trossard avançou com liberdade e em velocidade pelo lado esquerdo. Ele bateu forte para a defesa de Maignan. Na sequência, Openda foi lançado e acabou sendo derrubado por Saliba na área. Inicialmente o impedimento foi marcado, mas após consultar o VAR, o árbitro marcou pênalti para os donos da casa. Na cobrança, Tielemans mandou por cima do gol.
Os franceses responderam na sequência e quase abriram o marcador. Aos 24′, Barcola recebeu do lado esquerdo, levou para o meio e soltou a bomba para a boa intervenção de Casteels. Os comandados de Didier Deschamps abriram o placar em um pênalti. Aos 34′, Faes colocou o cotovelo na bola dentro da área. Pênalti. Na cobrança, Kolo Muani cobrou do lado direito, deslocando o arqueiro belga para o lado errado e abriu o placar: 1 a 0 França.
No final da primeira etapa, a Bélgica foi para cima e rondava a área da França, mas não conseguia levar perigo. No entanto, os comandados por Domenico Tedesco chegaram ao empate no último lance, que coroou o bom primeiro tempo. Aos 47′, Castagne cruzou e Openda apareceu livre para cabecear para o gol, que inicialmente foi anulado e foi confirmado após revisão do VAR: 1 a 1. Com isso, a partida foi para a segunda etapa empatada.
Segundo tempo
Os franceses voltaram melhor para a etapa final, tendo mais a posse de bola no meio-campo e chegando mais ao ataque utilizando a velocidade de seus atacantes. Dembelé obrigou Casteels a fazer boa defesa e Koné teve um gol anulado por impedimento.
A pressão dos azuis deu resultado e os bicampeões do mundo voltaram à frente do placar. Aos 16′, Digne cruzou para Kolo Muani subir e cabecear. Casteels até chegou a tocar na bola, mas ele entrou: 2 a 1 França.
Os belgas passaram perto de chegar ao empate. Na primeira, Debast recebeu fora da área e arriscou para a grande defesa de Maignan. Poucos minutos depois, Doku achou Trossard pelo lado direito. Ele bateu rasteiro e a bola passou perto da trave. Logo na sequência, a França perdeu Tchouaméni que foi expulso após receber o segundo amarelo por matar o ataque belga.
Após a expulsão, a França se fechou e marcou bem. Por outro lado, a Bélgica rondou a área dos franceses, mas não conseguiu levar muito perigo à meta de Maignan. Em sua oportunidade mais perigosa, Openda recebeu o cruzamento de Lukébakio, mas teve sua finalização travada por Koundé. A partida foi encerrada aos 50 minutos da segunda etapa.
Com o resultado, a França continua na vice-liderança do Grupo 2 da Liga B, agora com nove pontos. Enquanto a Bélgica vem logo atrás, na terceira colocação, com quatro pontos e vê suas chances de classificação para as quartas de final diminuírem.