Pan-Americano
Futebol Feminino: México conquista o ouro do Pan diante do Chile, que teve atacante como goleira
Mexicanas conseguiram ter mais organização e superaram as chilenas pelo placar mínimo
— Continua depois da publicidade —
O México é ouro no Futebol Feminino! Após jogar com mais superioridade e um pouco mais de qualidade, as mexicanas foram campeãs dos Jogos Pan-Americanos na categoria pela primeira vez na história, nesta sexta-feira (3), no Estadio Elías Figueroa. Em um jogo mais favorável para as norte-americanas, o placar de 1 a 0 bastou para a seleção ‘visitante’ levar a conquista diante do Chile, com um cenário inusitado.
A véspera do jogo ficou marcado pelo forte desfalque das chilenas com as goleiras. Christiane Endler e Antonia Canales foram obrigadas a retornas aos seus times, já que o Pan-Americano não é considerada Data FIFA. Como a organização do campeonato não permitiu novas convocações, a atacante María José Urrutia, jogadora do Colo-colo, foi improvisada nas traves.
Por conta disso, as jogadoras do Chile se manifestaram antes do apito inicial diante das mexicanas. Posicionadas, as atletas sentaram no gramado como forma de protesto direcionado a organização.
+ Saiba tudo sobre Jogos Pan-Americanos AQUI e siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.
O JOGO
No geral, a primeira etapa apresentou um melhor domínio das ‘visitantes’. As mexicanas buscaram mais as chances e constriu melhor o seu ataque, principalmente em bolas aéreas e paradas. Em alguns momentos, a seleção da casa demonstrou vontade em tentar buscar a meta no início, mas teve diversas dificuldades para chegar com imposição, sem ‘furar’ a marcação e com pouco susto.
Mesmo buscando segurar as pontas, o México foi quem abriu o placar. Em falta cobrada, Rebeca Bernal cobrou com precisão e marcou o primeiro gol da partida, superando a goleira improvisada do Chile aos 30 minutos de jogo.
No segundo tempo, as mexicanas seguiram agressivas e chegaram a marcar novamente aos 6 minutos, após falha defensiva do Chile, mas anulado pela arbitragem por impedimento. As chilenas seguiram sem se aproximar com perigo na linha de frente, e acabaram ‘resistindo’ a ofensiva do México, que seguiu em superioridade durante a etapa complementar.
Mesmo não fazendo tanto jus em ter mais favorecimentos no cenário, e com menos chances no segundo tempo, a equipe mexicana levou o Ouro. O primeiro topo do pódio na história do México no futebol feminino pelo Pan, que antes tinha a Prata de 1999 como melhor campanha. Para o Chile, mesmo com a derrota, foi a primeira medalha Pan-Americana da categoria com a Prata em casa.