Futebol Internacional

Futebol inglês terá retorno de público aos estádios a partir de dezembro

Publicado em

Divulgação / Tottenham
— Continua depois da publicidade —

O primeiro-ministro da Inglaterra, Boris Johnson, anunciou nesta segunda-feira (23) que o futebol inglês terá o retorno de público aos estádios em dezembro.

A liberação ocorrerá a partir do dia 2 de dezembro, quando o lockdown preventivo (imposto para diminuir o nível de contágio da Covid-19) será encerrado.

Os estádios serão divididos em duas categorias: Os de categoria 1 são vistos como “risco médio” de contaminação e poderão abrigar 4 mil pessoas acima da metade da capacidade máxima do estádio.

Publicidade

Na categoria 2 estão sendo considerados os estádios de “alto risco” de contaminação, onde serão permitidas 2 mil pessoas acima da metade da capacidade máxima.

Caso estes estádios de categoria 1 e categoria 2 funcionem com o teto fechado, a liberação será reduzida para mil pessoas acima do máximo.

Haverá ainda os estádios e arenas de categoria 3, os quais estão inseridos em áreas de “alto risco” e são inteiramente fechados. Estes seguirão com a proibição de público.

Todas as competições do futebol inglês estarão com o público liberado, incluindo a Premier League, que estava pressionando órgãos do governo para liberação do público.

“A dura verdade é que ainda não chegamos no ideal. Precisamos passar o inverno sem que o vírus se espalhe fora de controle. Nosso plano de inverno foi projetado para nos levar com segurança à primavera.”

“Nos níveis 1 e 2, os esportes para espectadores poderão ser retomados dentro e fora com limites de capacidade e distanciamento social. No final desta semana, anunciaremos quais áreas se enquadrarão em qual nível – espero que na quinta-feira – com base na análise de casos em todas as faixas etárias e na taxa de aumento ou redução de casos.”, disse Boris Johnson.

Oliver Dowden, secretário da cultura, digital, mídia e esportes da Inglaterra, também comemorou o retorno do público como um grande passo para que o esporte siga em frente.

“Trazer o esporte de volta era minha prioridade número 1, então estou satisfeito por estarmos reabrindo esportes e academias em todas as camadas, em reconhecimento aos benefícios significativos para a saúde.

“Também estou satisfeito por termos conseguido fazer as catracas girarem mais cedo do que o esperado (retorno do público), adotando uma abordagem cautelosa e começando pelas áreas de menor risco.

“Estou confiante de que o esporte dará todos os passos para garantir a segurança de seus torcedores, e os torcedores farão sua parte e cuidarão uns dos outros até que possamos trazer todos de volta em segurança”, completou Dowden.

Por fim, a EPL (English Premier League), responsável pela organização das divisões inferiores e da Copa da Liga Inglesa, ressaltou a importância desta retomada no futebol inglês.

“Embora as notícias de hoje estejam sujeitas a restrições regionais, é um passo importante para voltar ao normal, ao lado de ser crucial para abordar a lacuna de receita significativa deixada pela falta de espectadores e outras fontes de receita como resultado da pandemia.”

Caso os planos ocorram como planejado, o primeiro clássico da Premier League com o retorno do público no futebol inglês será Tottenham x Arsenal, na 11ª rodada, no Tottenham Hotspur Stadium.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile