Surfe

Gabriel Medina é desfalque para estreia da WSL por saúde mental

Publicado em

Divulgação/WSL
— Continua depois da publicidade —

Atual campeão do Circuito Mundial de Surf, Gabriel Medina estará fora da etapa que marca a abertura da temporada 2022. Disputada em Pipeline, no Havaí, a prova, que começa neste sábado, não terá o surfista que optou por seguir tratando a saúde mental em virtude da disputa. O afastamento de Medina é por tempo indeterminado e ainda não há informações de quando o tricampeão mundial retornará.

Medina teve um ano pessoal conturbado entre problemas para levar a namorada, Yasmin Brunet, para as Olimpíadas de Tóquio, a romper a parceria com o padrasto e técnico Charles Rodrigues. Diante dos problemas, o surfista ainda conseguiu garantir o tricampeonato Mundial e ficou com o quarto lugar na estreia da modalidade na competição olímpica.

— 2021 foi um ano incrível pra mim, conquistei meu maior sonho como surfista que era me tornar tricampeão mundial. Era uma parada intocável pra mim. No ano passado, vivi uma montanha russa de emoções dentro e fora da água, o que afetou muito minha saúde mental e física. Ao final da temporada, eu estava completamente esgotado. Cheguei no meu limite. Tomei minha vacina durante as férias e achei que ia conseguir me preparar a tempo para a primeira etapa da nova temporada, que começa em um dos meus picos favoritos no mundo, Pipe. Não foi o caso. Decidi que não viajarei para o Hawaii e vou tirar um tempo para que eu possa me recuperar mental e fisicamente. Estou com uma leve lesão no quadril que venho tratando desde o final do ano passado — disse Medina em publicação nas redes sociais.

Publicidade

Além dos problemas pessoais, Medina revelou pelas redes sociais que vem sofrendo com uma lesão leve no quadril desde o fim de 2021. O surfista confirmou que está tratando, mas a parte física comprometeu sua preparação para o começo da temporada 2022.

— Somado ao corpo, tenho questões emocionais que estou precisando lidar. Venho de meses muito desgastantes. Reconhecer e admitir para mim mesmo que não estou bem vem sendo um processo muito difícil, e optar por tirar um tempo para me cuidar foi talvez a decisão mais difícil que já tomei em toda a minha vida. Me questionei muito nos últimos tempos se deveria tornar isso público ou manter de forma privada, mas é justo que todos vocês que sempre torceram por mim saibam do momento que estou enfrentando. A saúde mental é muito importante. Preciso estar 100% mentalmente para voltar a competir. Voltarei mais forte. Amo vocês e obrigado por tudo — continuou o brasileiro.

Em 2022, a WSL terá 10 etapas com 34 surfistas iniciando a disputa. Após a quinta etapa, o número cai para 22 e apenas os cinco melhores colocados competirão na WSL Finais, que será realizada em setembro, em Trestles, nos Estados Unidos.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile