Basquete

Giannis bate marca e iguala Kareem Abdul-Jabbar e Wilt Chamberlain

Publicado em

Foto: Reprodução/Giannis Antetokounmpo Instagram
— Continua depois da publicidade —

A fase de Giannis Antetokounmpo é assustadora. O grego de 27 anos é a estrela dos Bucks, atuais campeões da NBA, com médias de 29 pontos, 11 rebotes e seis assistências por jogo na temporada. Nesta terça-feira (8), em Los Angeles, ele viveu mais uma noite brilhante na vitória contra os Lakers e escreveu uma nova página na história da liga. Com os 44 pontos, 14 rebotes, oito assistências e 17/20 nos arremessos de quadra, Giannis se tornou um dos únicos três jogadores a alcançar, na história da NBA, 40 pontos, 10 rebotes e cinco assistências com pelo menos 85% de aproveitamento em uma partida. Ele se juntou às lendas Kareem Abdul-Jabbar, maior cestinha da história da liga, e Wilt Chamberlain, um dos maiores recordistas do basquete americano.

“The Greek Freak”

“A aberração grega”. Este foi o apelido que Giannis ganhou nos Estados Unidos. Ateniense de pais nigerianos, ele começou a jogar em 2011, no Filathlitikos, mas logo chamou a atenção do basquete americano. Escolhido pelo MIlwaukee Bucks na primeira rodada do draft da NBA em 2013, aos 18 anos, Antetokounmpo integrou a equipe dos melhores calouros já na sua temporada de estreia. Com o crescimento físico e o amadurecimento dentro de quadra, a jovem promessa se tornou maior do que muitos esperavam. 

Publicidade

Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.

Em 2017, foi eleito o jogador que mais evoluiu na temporada. Dois anos depois, ganhou o prêmio de MVP, feito que repetiu em 2020, quando também faturou o de Melhor Defensor. Na última edição, foi a vez de levar os Bucks ao título da liga e conquistar o prêmio de MVP das Finais. Hoje, ele integra a lista dos 75 melhores jogadores de todos os tempos da NBA (junto com Kareem e Wilt), é o segundo maior cestinha da história da franquia (atrás de Kareem) e uma das referências de sua geração.

Lendas

Com a marca atingida contra os Lakers, Giannis se igualou a dois dos maiores jogadores de todos os tempos. E um deles também marcou seu nome em Milwaukee: Kareem Abdul-Jabbar. Maior cestinha da história da NBA, o pivô foi a primeira escolha geral do draft de 1969, e já na primeira temporada ganhou o título de Calouro do Ano. Em 1971, comandou os Bucks para o primeiro e único caneco até 2021 e foi eleito o MVP das Finais, prêmio que levou pra casa novamente pelos Lakers, em 1985. Kareem ainda foi nomeado seis vezes como MVP da temporada regular e 19 vezes como All-Star, além de fazer parte do Hall da Fama e ter conquistado seis campeonatos da NBA.

O outro deles é simplesmente Wilt Chamberlain, dono de mais de 70 recordes da liga. Dentre eles, o de mais pontos em um jogo (100, contra os Knicks em 1962), mais rebotes em um jogo (55, contra os Celtics em 1960), mais rebotes na história (23.924) e mais duplos-duplos na história (968). Wilt era um pivô de 2,16 metros de altura e começou a carreira no Philadelphia Warriors (o atual Golden State, hoje em San Francisco) em 1959. Assim como Kareem, ele foi escolhido como melhor calouro logo em seu primeiro ano. Membro do Hall da Fama da NBA, foi campeão da liga em 67, pelos Warriors, e em 72, pelos Lakers, quando foi eleito MVP das Finais. Chamberlain também foi quatro vezes MVP da temporada regular e 13 vezes All-Star.

O feito de Giannis chama ainda mais atenção quando ele é comparado a Kareem e Wilt. Enquanto os dois já aposentados jogavam de pivô, Antetokounmpo é considerado um ala de força, a chamada “posição quatro”, geralmente ocupada por jogadores menos habilidosos. O atual campeão da NBA foge do estigma e possui bons aproveitamentos nos arremessos na temporada: 54,4% nos chutes de quadra, 30,3 nos de três e 72,2% nos lances livres. Com muita dedicação e um talento único, o grego com certeza não pretende parar por aqui.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile