Futebol
‘Go Equal’: Marta lança marca para ampliar movimento pela equidade de gênero no esporte
Poucos dias antes de entrar em campo pelo Brasil, Marta, a renomada estrela do futebol feminino, decidiu concretizar o movimento Go Equal
— Continua depois da publicidade —
Poucos dias antes de entrar em campo pelo Brasil, Marta, a renomada estrela do futebol feminino, decidiu concretizar o movimento Go Equal. Iniciado em 2019 como uma campanha em prol da igualdade de gênero no esporte, a causa se transforma agora em uma marca, com uma coleção de peças exclusivas, a fim de ampliar a visibilidade desse movimento. A embaixadora global da ONU Mulheres escolheu a Centauro para criar a Go Equal.
Foi durante uma partida entre Brasil e Austrália, ao comemorar um gol de pênalti, que Marta – a maior artilheira de todos os tempos do torneio mundial, entre mulheres e homens -, chamou atenção pela primeira vez para a desigualdade de oportunidades no futebol. A chuteira, inteira preta, exibia um sinal de igual (=) nas cores azul e rosa, símbolo da iniciativa de Go Equal, que tem como papel legitimar e promover o espaço da mulher no esporte para que ela tenha liberdade de atingir o seu melhor.
– Como falamos no início, quando entrei no movimento, a bola é igual, o campo é igual, as regras são iguais. As mulheres jogam futebol da mesma forma que os homens. Não há motivo para não receberem o devido reconhecimento – destacou.
Para a Centauro, a parceria com a atleta colabora para a promoção do protagonismo feminino no esporte e contribui para jogar mais luz na busca por uma sociedade mais justa e igualitária.
– Apoiamos o esporte feminino e o lançamento de Go Equal enquanto marca é uma oportunidade de reverberar a causa e amplificar o legado da Marta, que inspirou e inspira tantas outras atletas e mulheres em todo o mundo. A Centauro tem muito orgulho de ter sido escolhida para esse projeto tão significativo – afirma Fernanda Arechavaleta, diretora de marketing e reputação.
A coleção conta com produtos diversos com frases de “empoderamento”, a partir de R$89,99 até R$139,99. São eles:
Campanha Liberdade para Jogar
A campanha de lançamento da marca Go Equal foi inspirada em uma carta escrita por Marta em 2017. O texto intitulado ‘Carta para eu mesma quando jovem’, traz toda a trajetória com os desafios, as conquistas e o preconceito vivido por uma garota que amava futebol. Agora, às vésperas de entrar em campo para defender a camisa verde e amarela mais uma vez, a atleta escreve uma nova carta. Desta vez, imaginando a Marta do futuro. E projeta um mundo em que mulheres vão jogar em estádios lotados, com a torcida vibrando nas arquibancadas e com igualdade de oportunidades e reconhecimento. O vídeo gravado traz a jogadora dizendo que o pontapé inicial foi dado e convidando todos a fazerem parte do movimento Go Equal.
Para promover a ação, serão realizadas algumas ativações entre os meses de julho e agosto. Está previsto um “tuitaço” em que influenciadores e personalidades vão compartilhar o filme da campanha. Já a Centauro, vai trocar a foto de perfil em todas as redes sociais com o sinal de igual do logo da marca e convidar a jogadora Marta e influenciadores a aderirem ao movimento. Haverá também pílulas de conteúdo em collab com a Centauro, shorts no YouTube do canal Desimpedidos e reels na página do Instagram da apresentdora Marília Galvão.
Nas lojas, além da coleção exposta em destaque, os conteúdos da campanha estarão presentes nos videowalls para engajar o consumidor final com o movimento.