Futebol Internacional
Goleiros se destacam, Lukaku decide e Internazionale abre vantagem diante do Porto
— Continua depois da publicidade —
Foi um jogo bem equilibrado, fechado. A disputa pela posse de bola e o meio-campo bastante congestionado impediu a movimentação das equipes em boa parte do confronto. Em situações assim, alguns personagens se destacam e quem tem o poder de decisão cumpre sua tarefa. Em jogo disputado na noite desta quarta-feira (22), a Internazionale recebeu o Porto no Estádio Giuseppe Meazza, em Milão/ITA, pela primeira rodada das oitavas de final da Uefa Champions League 2022-23. Os goleiros se destacaram pelas sensacionais defesas e Lukaku garantiu a vitória italiana por 1 a 0 no fim do jogo.
A partida começou com a Internazionale no ataque, mas João Mário travou finalização de Dimarco após cruzamento feito por Darmian. Em seguida, Çalhanoğlu quase surpreendeu Diogo Costa em finalização fechada, mas o goleiro do Porto estava atento. O Porto apareceu com perigo apenas aos 26 minutos, quando Taremi dominou na entrada da área, Galeno recebeu e ajeitou para o chute Grujić, mas mandou por cima da meta. Minutos depois, Taremi recebeu de Otávio e ajeitou de calcanhar para chute de Grujić. Onana defendeu com o joelho e Galeno cabeceou o rebote para fora. Nos acréscimos da primeira etapa, Diogo Costa fez uma defesa milagrosa com o braço direito, quando Dimarco cobrou falta fechada e Bastoni resvalou de cabeça, mas o arqueiro impediu o gol.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.
O segundo tempo foi mais movimentado que o primeiro, com as equipes ainda mais abertas à procura do gol, principalmente a Internazionale. Barella teve boa chance, mas o chute cruzado não foi na meta por pouco. A resposta do Porto exigiu nova intervenção providencial de Onana. Otávio avançou pelo meio e abriu com Taremi no lado esquerdo da área, mas o goleiro camaronês evitou que a bola entrasse no chute do atacante. Os portugueses tiveram a melhor chance aos 11 minutos. Uribe recebeu de João Mário no meio e abriu com Zaidu. O lateral-esquerdo finalizou duas vezes. Na primeira, Škriniar travou. Na segunda, Onana espalmou. E, no rebote, Taremi ficou de frente ao goleiro na linha da pequena área, mas o arqueiro defendeu à queima-roupa.
A partir dos 20 minutos, os italianos avançaram suas peças com a entrada de Lukaku. O centroavante belga se tornou referência para a sequência dos lances de ataque. Com poucos minutos em campo, Lukaku cruzou rasteiro para Lautaro, mas o argentino não desviou ao gol vazio por pouco. Os lusitanos sofreram um duro golpe com a expulsão de Otávio, que recebeu o segundo cartão amarelo e, em seguida, o vermelho. Com tanta pressão, o placar foi aberto aos 40 minutos. Barella cruzou da direita e Lukaku subiu bem para desviar de cabeça. A bola bateu na trave e voltou aos pés do centroavante estufar as redes e garantir a vitória nerazzurra. O atacante quase marca mais um logo em seguida, mas Diogo Costa novamente apareceu e evitou com o rosto.
Com o resultado, os italianos têm a vantagem do empate para o segundo e decisivo confronto. Apenas a vitória interessa aos portugueses. Vitória por um gol de diferença leva ao tempo extra e, por dois, resolve no tempo normal. Os 90 minutos finais serão disputados no próximo dia 14 de março, uma terça-feira, às 17h, no Estádio do Dragão, no Porto/POR.
Antes, porém, os times entram em campo neste domingo (26) pelos respectivos campeonatos nacionais. A Internazionale vai enfrentar o Bologna no Estádio Renato Dall’Ara, em Bolonha/ITA, às 8h30, pela Serie A; o Porto terá o Gil Vicente às 17h30 no Estádio do Dragão, no Porto/POR, pelo Campeonato Português.