Ceará
Governo do Ceará adia obras na Arena Castelão para o final do ano
— Continua depois da publicidade —
A reforma para as melhorias no gramado da Arena Castelão foi adiada para o final do ano. Representantes do Governo Estadual se mostraram favoráveis em fechar o estádio na última segunda-feira (6), mas depois de pedido de Ceará e Fortaleza, a Governadora do Ceará, Izolda Cela concordou com a mudança de data.
Como a intervenção duraria aproximadamente noventa dias, Ceará e Fortaleza seriam prejudicados nas disputas da Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana. A alternativa seria o Estádio Presidente Vargas, que, no momento, comporta dez mil torcedores. Nas competições continentais, a CONMEBOL exige estádios com capacidade para, pelo menos, vinte mil pessoas.
Apesar de ter atendido o pedido dos clubes, a Governadora reconhece o gramado precário. “Sobre a necessária troca do gramado do Castelão, seriamente comprometido pelo volume de jogos, informo que atenderei ao apelo de Ceará e Fortaleza, assim como da Federação Cearense de Futebol, de não interditar a arena para obras neste momento. Tudo o que mais quero é apoiar nossos clubes e nosso futebol, tão importante para nosso Estado. As condições do gramado são muito ruins. Prejudicam o bom futebol. Já tínhamos autorizado os recursos para troca em dezembro passado, mas como teríamos que interditar o estádio por até 90 dias e não havia outro local para os jogos, os clubes pediram ao Governo para adiar a obra para o final deste ano, e atendemos a solicitação de Ceará e Fortaleza.”
O diretor de Promoções e Atividades do Ceará, Veridiano Pinheiro, também reconheceu a situação. “Estamos cientes da dificuldade para manter um equipamento como a Arena Castelão, e buscamos sempre oferecer a melhor experiência para o nosso torcedor.”
A CONMEBOL comunicou aos clubes que enviará profissionais para realizar uma vistoria no gramado do Castelão na próxima segunda-feira (13). A depender do veredito final, a entidade pode contribuir com investimentos para a melhoria do campo.
O Fortaleza enfrenta o Estudiantes, da Argentina, nas oitavas de final da Libertadores, enquanto o Ceará disputa vaga com o The Strongest, da Bolívia. Os jogos das equipes no Castelão estão marcados para os dias 30 de junho e 6 de julho, respectivamente.