Automobilismo
GP da Arábia Saudita abrirá a temporada da Fórmula 1 em 2024
— Continua depois da publicidade —
Há alguns meses do início da temporada de 2023 da Fórmula 1, uma das primeiras notícias do calendário do ano de 2024 já foi anunciado: o GP da Austrália, que normalmente abre as temporadas, será substituído pelo GP da Arábia Saudita. A troca foi feita para evitar que a corrida em Jeddah coincida com o Ramadã, celebração religiosa do Islã.
+ McLaren efetiva Andrea Stella como novo chefe da equipe
O restante do calendário da temporada de 2024 não foi definido ainda e também não se sabe quais serão as provas deste ano. Entretanto, como o Ramadã em 2024 será observado de 10 de março a 9 de abril, é provável que o campeonato da Fórmula 1 inicie em 3 de março de 2024, no Circuito de Jeddah.
Outra notícia é a renovação do contrato do GP da Austrália com a F1, inicialmente extendido até 2035 em junho deste ano. A Fórmula 1 e a organização da corrida em Melbourne concordaram em prorrogar a parceria por mais duas temporadas, até 2037. O acordo ainda garante que a etapa da Oceania abrirá cinco temporadas: 2025 e outros quatro anos ainda a serem decididos.
A Austrália deixou de abrir a temporada da Fórmula 1 em 2020, quando a pandemia do coronavírus forçou o cancelamento do GP e o adiamento da temporada por quatro meses. A corrida ficou fora do calendário 2021 e retornou em 2022, porém, sem o status de primeira prova do ano, este, agora, pertencendo ao Bahrein e assim permanecendo em 2023.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
O Ramadã é uma observação religiosa do calendário islâmico em memória da revelação do Alcorão, livro sagrado da crença. Durante aproximadamente um mês, desde o surgimento da lua crescente, fiéis realizam jejuns, celebrações e orações, bem como atos de caridade.