Campeonato Brasileiro
Grêmio vence o América-MG e volta ao G-4 do Brasileirão
O Imortal aproveitou a vantagem numérica e conquistou a virada em casa
— Continua depois da publicidade —
O Grêmio venceu o América por 3 a 1 na noite desta quinta-feira (22), em partida da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, e voltou a ocupar uma vaga no G-4 da competição. A partida foi realizada na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A equipe mineira chegou a abrir o placar em jogada de escanteio com Danilo Avelar, mas após a expulsão do zagueiro Éder, o Imortal empatou ainda no primeiro tempo com Bitello, e garantiu a vitória com gols de Villasanti e Suárez.
Com o resultado, o Grêmio chega aos 20 pontos conquistados e sobe para a terceira colocação na tabela. Já o América fica com oito pontos e segue na zona de rebaixamento, na 18ª colocação. Ambas as equipes voltam a campo no próximo domingo (25). O Imortal joga em casa contra o Coritiba, e o América recebe o Internacional em Belo Horizonte.
Para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
PRIMEIRO TEMPO
As duas equipes atacaram bastante no início da partida. A principal chance dos primeiros minutos foi de Aloísio, que acertou uma bola na trave aos 5′ e quase abriu o placar para o América. O jogo seguiu equilibrado, mas o time mineiro conseguiu abrir o placar numa jogada de escanteio aos 24′. Martínez fez a cobrança, Brenno não saiu do gol e Danilo Avelar cabeceou para o fundo das redes do Grêmio.
A partida continuava equilibrada após o gol, mas aos 35′ o zagueiro Éder, do América, cometeu falta em Cristaldo, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida. O Grêmio aproveitou a vantagem numérica para pressionar o adversário e não demorou muito para conseguir o empate. Apenas três minutos depois, aos 38′, Suárez achou um passe na ponta direita com Bitello, que finalizou cruzado e contou com uma falha do goleiro Matheus Cavichiolli para marcar o gol. O tricolor seguiu no ataque e tentou a virada ainda antes do intervalo, porém o primeiro tempo acabou com o placar igualado.
SEGUNDO TEMPO
Com um jogador a mais em campo, o Grêmio realizou mudanças ofensivas na equipe na volta do intervalo para buscar a vitória na etapa final. Já o América recompôs o sistema defensivo, recuou as linhas e se propôs a jogar por uma bola. Entretanto, a pressão tricolor foi muito forte e rapidamente conseguiu vencer a defesa adversária. Aos 15′, Reinaldo levantou a bola na área e Villasanti apareceu para tocar de cabeça e virar o placar. Alguns lances depois, aos 23′, uma bela troca de passes envolveu a marcação da equipe mineira e deixou Suárez de frente com Cavichiolli, para o uruguaio chutar no canto e ampliar a vantagem.
O Grêmio seguiu pressionando durante toda a segunda etapa, enquanto o América tinha dificuldades tanto em defender quanto em atacar. Suárez teve a chance de fazer o quarto gol aos 30′, mas acertou a trave. Reinaldo e Vina também passaram perto de marcar em chutes de fora da área, aos 26′ e aos 47′, mas pararam em defesas de Cavichiolli.